OUÇA AO VIVO

InícioPolítica e CotidianoO chapecoense precisa melhorar o cuidado com o lixo

O chapecoense precisa melhorar o cuidado com o lixo

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Jornalista André Lazzari

Hoje (9), o Sala de Debates da Condá FM recebeu Graciela Heckler, gerente de resíduos sólidos da Prefeitura de Chapecó. Em pauta, as diferentes ações da gerência, destacando o início do terceiro turno para coleta convencional de resíduos orgânicos nos bairros, que passa a valer a partir do dia 19 de agosto.

Durante a conversa, tanto a gerente quanto os ouvintes deixaram claro que, apesar da colaboração majoritária da população em vários sentidos, nós, enquanto chapecoenses, precisamos melhorar nosso cuidado com o lixo. Estamos perdendo oportunidades de melhorar o reaproveitamento dos resíduos que geramos, deixando de trocar cargas orgânicas de lixo por mudas no Horto Botânico Municipal que fica localizado no Parque das Palmeiras, por exemplo.

Não precisa nem gastar muita saliva falando sobre o descarte incorreto de resíduos flagrada e denunciada diariamente no município. Sabemos que a situação complica o trabalho dos funcionários da Ambiental, concessionária do serviço de coleta de lixo em Chapecó; e que além de ser vergonhoso, é endêmico e preocupante esse tipo de atitude, pelo aumento da população e da geração de resíduos.

- Continua após o anúncio -

Você pode colaborar com o novo Autódromo

O projeto do novo Autódromo Internacional de Chapecó, que seria o primeiro de Santa Catarina a ser asfaltado, precisa da ajuda de toda a comunidade para algo bastante importante, que é a montagem das barreiras de pneus, essenciais para amortecer as batidas que, inevitavelmente, acabam acontecendo em provas automobilísticas.

Conforme Ronaldo Roratto, do Automóvel Clube, serão necessários 25 mil pneus velhos. Se você tiver um em casa, leve-o a qualquer um dos três ecopontos de Chapecó (Prefeitura, Secretaria de Infraestrutura ou Parque da Efapi), e mencione que este pneu vai para a campanha do Autódromo. Não deixe acumular água para proliferação do mosquito da dengue, dê ao “cacareco” que você possa ter em casa o destino correto! A arrecadação está lenta, conforme a Prefeitura, portanto, participe dessa iniciativa!

Baixaria logo de cara

O Grupo Bandeirantes de Comunicação, com algumas das afiliadas que possui, promoveu 19 debates simultâneos para a disputa eleitoral de 6 de outubro. Como é tradição, a Band abriu o calendário de confrontos ainda antes do início da campanha eleitoral. O debate que mais chamou atenção, sem dúvida, foi o de São Paulo, pelo contexto político e polêmico das candidaturas apresentadas. E o que não faltou foi entretenimento para o eleitor. Propostas? Poucas, como geralmente acontecem em debates.

Ter José Luiz Datena (PSDB) em ritmo de Brasil Urgente durante o debate, e Pablo Marçal (PRTB) como franco atirador dos adversários foram os pontos altos do confronto. Entretanto, o momento mais vergonhoso veio de Teresina. No debate para a capital do Piauí, o atual prefeito e candidato à reeleição, Dr. Pessoa (PRD), deu uma cabeçada no candidato Francinaldo Leão (PSOL), durante uma discussão sobre a saúde pública do município. É amigos, começamos “bem” a peleia.

Recadinhos

  • Falando em PRD, que é a fusão entre PTB e Patriota, ocorrida no ano passado, não vai ser fácil para o novo partido conseguir um bom desempenho eleitoral em nível nacional
  • Vamos usar o exemplo de Chapecó. Os principais nomes dos dois partidos que fundiram saíram do novo PRD após a fusão
  • É um partido com 1,33 milhão de filiados, mas sem identidade clara, sem um posicionamento devidamente informado ao eleitor antes das eleições. Agora, é correr atrás do prejuízo
  • Um feliz Dia dos Pais a todos os senhores internautas que me acompanham, especialmente ao meu pai Ivan e ao meu avô Adílio
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp