OUÇA AO VIVO

InícioPolítica e CotidianoMulheres na política: sempre poderiam ser elas

Mulheres na política: sempre poderiam ser elas

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari:

Foto: Jornalista André Lazzari

A vereadora Sueli Suttili (PSD) assumiu interinamente o cargo de prefeita de Chapecó, desde as 8h desta terça-feira (23), até a meia-noite de sexta-feira (26). Ela fica temporariamente, pela segunda vez neste ano, no lugar do prefeito João Rodrigues, que pediu licença para tratar de assuntos particulares. O atual vice-prefeito Itamar Agnoletto (PP), e o presidente da Câmara de Vereadores, André Kovaleski (PL), que estavam na linha sucessória, também pediram licença.

Sueli assumiu a presidência da Câmara ontem (22), e agora assume o Executivo. A presidência do Legislativo foi transmitida para a vereadora Marcilei Vignatti às 14h desta terça-feira. Ela, que está no terceiro mandato de legisladora municipal, também é presidente licenciada da Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc).

Veja a importância que teve, nas últimas eleições municipais, o recorde de quatro mulheres eleitas para o Legislativo em Chapecó. Com representantes da base e da oposição, a bancada feminina fez história, e tem resultados para apresentar. Agora fica a dúvida: será que o eleitor irá reconhecer esse trabalho? A participação de mulheres na política chapecoense irá diminuir, aumentar ou se manter? Não depende só do voto.

- Continua após o anúncio -

Agenda com sabedoria
Nesses quatro dias em que Sueli estará como prefeita interina, ela disse que pretende receber demandas, ouvir a população e realizar visitas em obras, como a do Centro de Educação e Esporte do bairro Esplanada. Ela é a segunda mulher a assumir o executivo (a primeira foi Ulda Baldissera, em 2006) e a primeira a assumir duas vezes a Prefeitura de Chapecó.

Apesar de ser uma agenda curta, acredito que Sutilli esteja fazendo a coisa correta. Obviamente, isso ajudará na busca por uma reeleição, se ela assim desejar. Mas antes de tudo, serve como exemplo para as atuais pré-candidatas à Câmara de Vereadores. A mulher que quer entrar na política precisa “bater perna” depois de eleita. Precisa ir até o eleitor e buscar as demandas na fonte, não seguindo o exemplo de muitos pares homens que ficam acomodados nos gabinetes.

É hora de mudar a frase
Uma das frases mais comuns que envolvem o empoderamento feminino é o “Agora que são elas”. Mas na política, sempre poderiam ser elas. Faltou, historicamente, oportunidades para que mulheres sábias, com vontade de servir às comunidades e fazer história, participassem da política. De Giorgia Meloni na direita da Itália, governando como primeira-ministra; a Cláudia Sheinbaum, presidente eleita do México. Os atuais exemplos de liderança política feminina foram possíveis no mundo após muita resiliência.

Antes do século 21, poucas mulheres, a exemplo de Margaret Thatcher no Reino Unido, tiveram a oportunidade de dar a palavra final a um povo. Tenho como melhores exemplos de liderança política feminina duas grandes mulheres da Bíblia: a juíza Débora e a rainha Ester. Perspicácia, atitude e sabedoria eram palavras de ordem para elas. E desejo que o mesmo seja exercido pelas mulheres que forem eleitas no próximo dia 6 de outubro.

Recadinhos

  • A partir desta terça-feira, começo a produção das matérias que assinarei no Jornal ClicRDC impresso em comemoração aos 107 anos de Chapecó, a se completarem no próximo dia 25 de agosto
  • Estarei fazendo uma edição especial desta coluna, e abordando através de matérias o panorama da saúde em Chapecó, analisando as redes pública e privada
  • A primeira parada da reportagem foi no Hospital Regional, principal estrutura pública de atendimento do Oeste catarinense. Vale a pena esperar para ler!
  • Se você tiver alguma informação que você queria repassar à coluna, envie um e-mail para [email protected] ou ligue para o (49) 3361-3114 de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp