O dia de hoje, 25 de julho de 2024, ficará marcado na história de Chapecó pela despedida que fizemos a um homem que viveu bem, de forma intensa e colaborativa com o crescimento da capital do Oeste. O grande legado do fotógrafo Victorino Zolet é de inestimável importância para a história de Chapecó, para a forma como hoje relatamos como esta cidade cresceu e se desenvolveu.
Zolet não deixa apenas os filhos e netos, mas uma empresa de fotografia renomada e muito acervo histórico, além do legado participativo em entidades como a ACIC, a CDL, o Sicom, o Lions Clube, a Chapecoense, a Associação dos Aposentados e Pensionistas (Asaprev), o CRC, a Diocese de Chapecó e o Country Clube.
Aprendi muito do que Chapecó era e de como o município escreveu a história dele com a votos de Zolet. E essa é a mesma conclusão que milhares de pessoas fazem no dia de hoje, e que muitas outras farão no futuro, pois, o passado não muda, mas a forma como a história é registrada sim. Da foto preta e branca em filme, sendo revelada após horas, até a era digital de captação que temos hoje, e que seu Victorino pode experimentar, só resta dizer “Muito obrigado, Zolet”!
Coligação de João Rodrigues vai fechar
A convenção do PSD para homologar a chapa do prefeito de Chapecó à reeleição tem local. Será no Teatro do Centro de Eventos, às 9h do sábado 3 de agosto. Esta convenção será também da coligação que apoiará a candidatura. Isso significa que os demais partidos que vão apoiar o alcaide irão oficializar a chapa de vereadores no mesmo ato. Esta é o caso do União Brasil, do Podemos, do Republicanos e… do Progressistas!
A ala do PP que estava mais insatisfeita com o posicionamento do partido, e a real possibilidade de Elio Cella não ser o candidato a vice-prefeito na chapa de João Rodrigues, foi apaziguada pela executiva municipal. Agora há determinação definitiva em apoiar o atual prefeito, independente de uma integração ou não na chapa majoritária. Apesar do PDT também ter declarado apoio à reeleição, o partido não alterou a data da convenção, mantendo a mesma para o dia 5 de agosto. Para o PSD, ainda não há clareza se o PDT fará parte da coligação de João Rodrigues, ou se o apoio será apenas informal.
As eleições na Venezuela e o Oeste de SC
É importante refletir sobre os efeitos das eleições presidenciais na Venezuela neste domingo (28) na nossa comunidade do Oeste catarinense. Se Edmundo González ganhar, quantos venezuelanos vão querer pegar as malas e voltar de forma imediata ou rápida para o país natal? Para o grupo de comentaristas da Condá FM no Sala de Debates de hoje, serão poucos.
Na opinião dos doutores Eduardo Destri, Írio Grolli, Ricardo Cavalli e Robson Santos, a maioria dos imigrantes e refugiados que estão na região já constituíram uma vida sólida em terras oestinas. Reflexos na economia regional, portanto, não deverão ser imediatos em caso de vitória da oposição à ditadura de Nicolás Maduro, mas no médio prazo, poderá acontecer o que aconteceu com a imigração haitiana: uma debandada de imigrantes que moravam aqui para os Estados Unidos.
Recadinhos
Excepcional a campanha lançada pela Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) para a nova fase do movimento contra as fake news
Os patos estão fazendo “quá, quá” em todas as emissoras do Estado para conscientizar a população a não pagar o pato e confiar na imprensa tradicional
Essa história de Joe Biden ter desistido das eleições nos Estados Unidos para ser candidato a prefeito de Quilombo é meme, tá? Brincadeira! Não pague o pato! Confie em quem apura o fato!
Se você tiver alguma informação que você queria repassar à coluna, envie um e-mail para [email protected] ou ligue para o (49) 3361-3114 de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h