terça-feira, janeiro 27, 2026
InícioPolítica e CotidianoMDB sai do governo Jorginho Mello e lança pré-candidaturas do Oeste para...

MDB sai do governo Jorginho Mello e lança pré-candidaturas do Oeste para as eleições

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Grupo Condá de Comunicação

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Santa Catarina realizou, no domingo (25), na cidade de Balneário Camboriú, um encontro estadual que reuniu mais de 6 mil pessoas de todo o Estado para debater o cenário político nacional e definir diretrizes para o próximo período eleitoral. Após este evento, ontem (26), em reunião no Hotel Castelmar, em Florianópolis, as lideranças do diretório estadual decidiram romper com o governo Jorginho Mello (PL), mudando o cenário eleitoral de outubro.

Com isso, a orientação do partido é que os três secretários de Estado que estão no MDB entreguem os cargos. Na Agricultura, Carlos Chiodini já saiu do Centro Administrativo da SC-401 ontem, e irá retomar o cargo de deputado federal. Jerry Comper (Infraestrutura) e Cleiton Fossá (Meio Ambiente) ainda não se manifestaram sobre a orientação da sigla. Na reunião de ontem, Chiodini se colocou como pré-candidato ao Governo de Santa Catarina, mas ressaltou que apenas manterá a pré-candidatura se houver consenso dos filiados.

Conforme o Diário do Iguaçu, o estopim para o rompimento foi a definição da chapa majoritária liderada pelo PL. Jorginho Mello optou por indicar o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como pré-candidato a vice-governador, deixando o MDB fora da composição. Internamente, o partido defendia o nome de Carlos Chiodini, que chegou a ser tratado como opção de consenso.

- Continua após o anúncio -

Durante a reunião, dirigentes relataram frustração com o descumprimento de sinalizações feitas ao longo da gestão, que indicavam espaço para participação do MDB na chapa majoritária do governo. A leitura predominante foi a de que o partido perdeu centralidade política dentro do governo, o que acelerou a decisão pelo rompimento. Se o leitor bem recordar, não é apenas com outros partidos que Jorginho Mello é acusado de descumprir combinados.

Pré-candidaturas do Oeste

No evento do domingo em Balneário Camboriú, o MDB anunciou a lista de pré-candidatos para a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados. Pelo Oeste do Estado, para deputado estadual, Mauro de Nadal tentará a reeleição. Cleiton Fossá irá tentar novamente chegar ao Palácio Barriga Verde, e pela primeira vez se apresenta para a disputa João Carlos Ecker.

Para a disputa à Câmara Baixa, o Oeste tem apenas pré-candidatos inéditos: Eloir Peron, apresentador do programa Momento Gaúcho da Condá FM; e a médica Sandra Figueiredo querem disputar a deputado federal por Chapecó. Por Pinhalzinho, Sirlei Muller é pré-candidata; e por Concórdia, se apresenta o vereador Zagonel.

Recadinhos

  • A Gerência de Resíduos Sólidos da Prefeitura de Chapecó irá reunir todas as cooperativas cadastradas na manhã de amanhã (28). O motivo é a Reforma Tributária.
  • Reportagem da revista Veja, publicada na quinta-feira passada (22), aponta que a alíquota de impostos para o setor de reciclagem deve disparar de 6,5% para 26,5%; já que não há previsão de regime especial, a exemplo dos MEIs.
  • Importante ressaltar duas coisas: foi realizada uma reforma tributária sobre o consumo; e o aumento de tributação pode ser revertido por nova legislação.
  • É vergonhosa a atitude do Congresso Nacional em não ter tomado providências em favor da reciclagem, preservando conquistas históricas do Brasil, como o de ser, nos últimos anos, o maior reciclador de latas de alumínio do mundo.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp