quarta-feira, fevereiro 4, 2026
InícioPolítica e CotidianoMárcio Bueno: “A política real exige estratégia, não milagre”

Márcio Bueno: “A política real exige estratégia, não milagre”

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Grupo Condá de Comunicação

Hoje, a coluna abre espaço para o advogado de Chapecó, Márcio Bueno, que aborda a busca por milagreiros na política, com base na articulação do presidente Lula (PT) de um pacto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para blindar as eleições deste ano de interferências da Casa Branca, evitando ingerências externas e reduzindo ruídos bolsonaristas nos Estados Unidos.

Para Márcio, mais uma vez, a política está dominada pela perigosa ideia do confronto e pela busca de “salvadores da pátria”: “Essa mentalidade do “tudo ou nada”, que divide o país e ignora a complexidade do poder, tem se mostrado um caminho certo para o fracasso. A história nos ensina que vitórias baseadas apenas em gestos de força ou no carisma de um líder não duram. A verdadeira construção política, aquela que deixa um legado, é feita com paciência e estratégia”.

Conforme Bueno, a boa construção política avança aos poucos, consolidando sua influência nas instituições que realmente definem o futuro de uma nação: as leis, os tribunais, as universidades e a cultura. “Um exemplo claro dessa política de gestos, em vez de estratégia, é quando um governante, eleito para ser um estadista, se recusa a receber ou participar de eventos com o Presidente da República ou seus ministros. Essa atitude confunde o papel institucional com a posição política pessoal”.

- Continua após o anúncio -

Para Márcio, um governador representa o Estado, uma entidade permanente, e tem o dever de dialogar e negociar por seu povo: “Fechar portas não é um ato de força, é um erro estratégico que, no fim, prejudica a população que ele jurou servir. Enquanto isso, uma matéria recente sobre as articulações para a eleição de 2026 mostra o outro lado da moeda. Vemos líderes, que em público são rivais, negociando nos bastidores para garantir a estabilidade e a continuidade de seus projetos”.

Bueno afirma que os líderes políticos sabem que, por trás dos discursos, o que vale é a manutenção do poder, e isso exige alianças inteligentes e o isolamento dos adversários no cenário mundial: “Isso não é fraqueza, é tática. A direita, como corrente de ideias, precisa aprender a jogar o mesmo jogo de longo prazo. É fundamental entender que, às vezes, é preciso dar um passo para trás taticamente para poder dar dois passos à frente no objetivo principal: firmar seus valores e princípios na sociedade”.

Márcio conclui apontando que se a direita continuar a apostar em confrontos vazios e a ignorar a importância do jogo político estratégico, verá a esquerda, que sabe jogar este jogo, impregnar cada vez mais o país com sua ideologia: “O poder não aceita vácuo. Ou se aprende a ocupá-lo com inteligência e visão de futuro, ou se assiste o adversário fazer exatamente isso.É hora de parar de procurar um salvador e começar a construir, peça por peça, um projeto de poder real e duradouro”.

Recadinhos

  • No ano passado, o Brasil conquistou um feito histórico: o país produziu 3,77 milhões de barris de petróleo por dia, um salto de 12% em relação a 2023, puxado pela entrada de novas plataformas no pré-sal, que representam quase 80% da produção.
  • Conforme a newsletter The News, o impacto disso aparece direto no comércio exterior: pelo segundo ano seguido, o petróleo foi o principal produto de exportação do Brasil, somando US$ 44 bilhões em vendas.
  • As exportações que não tem a ver com petróleo, derivados e gás resultam em um saldo de US$ 30 bilhões, o maior da história, o que indica um fortalecimento geral do comércio exterior brasileiro.
  • Entretanto, ambientalistas dizem que o Brasil está acelerando demais a exploração, defendem limitar novos leilões e usar as reservas já descobertas apenas para setores que não conseguem se descarbonizar.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp