OUÇA AO VIVO

InícioPolítica e CotidianoMaduro promete banho de sangue se não for reeleito domingo

Maduro promete banho de sangue se não for reeleito domingo

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari:

Foto: Jornalista André Lazzari

Durante um evento de campanha com o slogan “Maduro Amor”, Nicolás Maduro, candidato à reeleição nas eleições presidenciais da Venezuela, que ocorrem domingo (28), disse que a Venezuela pode passar por uma “guerra civil” e um “banho de sangue” caso ele não vença a eleição. Convenhamos, esse banho de sangue só acontece se ele quiser. É só fraudar o sistema eleitoral outra vez.

É espúrio o posicionamento do ditador venezuelano. Ditador mesmo, digo sem rodeios. Não há legitimidade quando alguém adultera o sistema proposto de forma legal para que aconteça uma permanência no poder. Eduardo González, virtual ganhador das eleições, se elas ocorrerem sem fraude, só foi escolhido como o representante da oposição porque a principal candidata, María Cortina Machado, foi proibida de concorrer, e a substituta, Corina Yoris-Villasana, teve o registro de candidatura proibido pelo atual governo.

Depois de ter tido o chefe de segurança preso, María disse que os carros da equipe dela foram seguidos por agentes do governo e tiveram a mangueira dos freios cortada. Além disso, o governo venezuelano já tinha cancelado o convite para membros da União Europeia observarem a votação, verificando o processo. Já o nosso Tribunal Superior Eleitoral brasileiro deve comparecer como, talvez, o principal observador internacional destas eleições. Fica a pergunta: se Maduro sair como ganhador, o TSE vai “passar pano” nessa história ou vai ter peito para apontar fraude?

- Continua após o anúncio -

Os memes de “Taxadd” são imparáveis

O governo federal entrou de patinho na armadilha do humor preparada pela oposição à administração Lula 3. Nunca um ministro de Estado rendeu tantas risadas aos brasileiros. Se Fernando Haddad perdeu as eleições de 2018, ganhou o voto para ser alvo da característica picardia que apenas um país que sabe lidar tão bem com os memes quanto o Brasil consegue desenvolver.

Se o ministro da Fazenda tivesse levado na esportiva toda essa situação, até pelo exagero de muitos dos memes, isso traria poder midiático ao governo. Mas não. Nem com o apoio editorial escrachado da Globo o Planalto abriu a boca. Talvez essa seja a maior vitória da oposição no sentido de fazer o governo uma piada na opinião pública, com o grande benefício de não ter tido nenhuma reação. Visivelmente, pegaram o pessoal de calça curta.

Trump segue sendo o novo presidente dos EUA

Foram necessários 25 dias do primeiro debate para Joe Biden anunciar sua desistência da disputa presidencial nos Estados Unidos. E isso não muda em uma vírgula a realidade eleitoral do país. Trump segue eleito, e deve voltar à Casa Branca no próximo dia 20 de janeiro de 2025. E isso também é atestado pelas análises brasileiras da disputa.

Conforme a Polling Data, especialista em análises de pesquisas eleitorais, Donald Trump teria uma previsão, com base nos cenários consolidados na última quarta-feira (17), de receber 46,4% dos votos, enquanto que Biden receberia 42,1%; e Kamala Harris, que é a pré-candidata com maior apoio para receber a nominação do Partido Democrata, não passaria dos 41,7%. Esse cenário pode ter alterações, visto que a convenção Democrata somente será entre 19 e 22 de agosto, mas é dificílimo de ser revertido.

Recadinhos

  • Lembra do Dario Berger? Ele tentou a reeleição ao Senado pelo PSB na coligação com Décio Lima (PT) nas eleições de 2022. Perdeu, e ficou em 3º na apuração após Raimundo Colombo (PSD) passá-lo por apenas 2.960 votos
  • Agora, ele ataca novamente. Quer ser prefeito de Florianópolis, e teve a candidatura confirmada na convenção do… PSDB! Sim, ele mudou de partido e conseguiu o apoio de Gean Loureiro e do União Brasil para a candidatura ao terceiro mandato
  • Dario foi prefeito da capital catarinense entre 2005 e 2012, e a gestão praticada lhe credenciou para disputar e ganhar a eleição ao Senado em 2014. Se terá a mesma sorte de outrora, é uma incógnita. O apoio que ele deu ao PT pode custá-lo muito
  • Se você tiver alguma informação que você queria repassar à coluna, envie um e-mail para [email protected] ou ligue para o (49) 3361-3114 de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp