
Mensalmente, o instituto AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, realiza a pesquisa “Latam Pulse Brasil”, que entrega um bom termômetro sobre a opinião pública nacional. Respaldado pelo bom retrospecto da AtlasIntel, premiada internacionalmente como uns dos melhores institutos de pesquisa no mercado, os números que esta edição da coluna vai tratar mostram que as chances do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ser reeleito no ano que vem, continuam praticamente totais.
A pesquisa do mês de outubro entrevistou 14.063 pessoas entre os dias 15 e 19 de setembro, e a margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. O primeiro cenário de eleições presidenciais construído pela Latam Pulse inclui Lula, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil).
Conforme a AtlasIntel, Lula possui, neste cenário, entre 54,1% e 56,1% dos votos válidos neste cenário, possuindo à data de hoje (31), 100% de chances do atual presidente se reeleger em 1º turno. Tarcísio pontua entre 31,7% e 33,7% dos votos válidos, sendo o segundo colocado indiscutível. Caiado pontua entre 5,4% e 7,4% dos votos válidos, isolado em terceiro lugar. Ratinho Júnior e Zema estão empatados na casa de 2% a 4% dos votos válidos cada. Brancos, nulos e indecisos, somados, giram entre 5,9% e 7,9% do eleitorado.
O segundo cenário construído pela Latam Pulse troca Tarcísio por Michele Bolsonaro (PL), e mantém os demais candidatos. Neste cenário, Lula possui entre 52,1% e 54,1% dos votos válidos. Michele pontua entre 26,3% e 28,3% dos votos válidos, sendo a segunda colocada indiscutível. Caiado pontua entre 8,5% e 10,5% dos votos válidos, isolado em terceiro lugar. Ratinho Júnior e Zema estão empatados na casa de 4% a 6% dos votos válidos cada. Brancos, nulos e indecisos, somados, giram entre 3% e 5% do eleitorado.
O terceiro cenário construído pela Latam Pulse retira Michele e mantém os demais candidatos. Neste cenário, Lula possui entre 57,5% e 59,5% dos votos válidos. Caiado pontua entre 16,5% e 18,5% dos votos válidos, isolado em segundo lugar. Ratinho Júnior e Zema estão empatados na casa de 11% a 13% dos votos válidos cada. Brancos, nulos e indecisos, somados, giram entre 11,8% e 13,8% do eleitorado.
O quarto cenário construído pela AtlasIntel troca Lula por Fernando Haddad (PT), coloca Tarcísio e mantém os demais candidatos. Neste cenário, Haddad possui entre 48,9% e 50,9% dos votos válidos. Tarcísio pontua entre 33,9% e 35,9% dos votos válidos, sendo o segundo colocado indiscutível. Caiado pontua entre 7,1% e 9,1% dos votos válidos, isolado em terceiro lugar. Ratinho Júnior e Zema estão empatados na casa de 3% a 5% dos votos válidos cada. Brancos, nulos e indecisos, somados, giram entre 12,7% e 14,7%.
Recadinhos
- Lula continua ganhando de todos os adversários na segunda rodada eleitoral, inclusive nos cenários que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível, e sua esposa, Michele.
- A AtlasIntel perguntou aos 14 mil entrevistados a aprovação presidencial e a avaliação de Governo. A aprovação de Lula está em 51,2%, o maior índice desde janeiro de 2024.
- 48% dos brasileiros consideram o governo Lula 3 como ótimo ou bom, enquanto 47,2% consideram ruim ou péssimo. É a maior aprovação governamental desde janeiro de 2024.
- Em comparação com o governo anterior de Jair Bolsonaro, o governo Lula vem demonstrando um desempenho melhor em todos os 18 setores pesquisados pela AtlasIntel, na opinião dos entrevistados.


 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    
