quinta-feira, fevereiro 27, 2025
InícioPolítica e CotidianoLula consegue passar uma boa imagem ao Brasil outra vez?

Lula consegue passar uma boa imagem ao Brasil outra vez?

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Jornalista André Lazzari

Ouça a coluna Política e Cotidiano

No programa Sala de Debates da Condá FM de hoje (27), a jornalista Raquel Lang, com os colunistas do ClicRDC Givanildo Silva, Irio Grolli e Robson Santos deram seus pontos de vista sobre os esforços realizados pelo presidente Lula (PT) para reverter a grande queda na popularidade e aprovação de governo registrado nos últimos meses. A principal ação é fazer pronunciamentos em cadeia nacional de rádio e TV de 15 em 15 dias, destacando ações da administração federal.

Para o professor Givanildo, a isenção do Imposto de Renda para pessoas que ganham menos de R$ 5 mil por mês virou “promessa da promessa”. O Dr. Robson afirmou que faltam ações federais para apoiar o setor produtivo, e que o Congresso Nacional está pensando apenas nos próprios interesses, sendo culpada pela situação de aumento da inflação.

- Continua após o anúncio -

Irio abordou a ideia de parte do Governo Federal de tributar a exportação do agronegócio para que aumente a oferta interna. Raquel mencionou que a política de financiamento dos programas sociais do governo via aumento da tributação em alguns setores da economia não está sendo bem vista pela maioria da população, e afirmou que a primeira-dama Janja tem um comportamento tão ruim quanto o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em função da gastança que ela faz com as frequentes viagens e suas comitivas.

Esses raciocínios mostram o desafio, não apenas do Governo Federal, mas também do próprio presidente Lula em passar uma melhor imagem ao país. Com toda certeza, a comunicação de uma pessoa ou uma entidade é fundamental para sua aceitação ou rejeição. Mas esse é um desafio extremamente difícil de ser bem sucedido, e não apenas pelos erros da política econômica e social do governo.

Quando pensamos no Lula, pensamos em uma figura política de extrema importância para a história do Brasil, com o qual estamos acostumados a interagir há 45 anos. Depois de tudo o que ele passou, é extremamente complicado conseguir “virar a chave” e ter uma imagem respeitada pela maioria das pessoas. Importante lembrar que maioria de votos não quer dizer maioria de aprovação.

Se Lula tivesse o benefício de não precisar se preocupar com a sua imagem, e apenas governar o país do jeito certo, ser Presidente da República seria uma tarefa mais fácil, tanto para ele, quanto para todos os ex-presidentes de nossa história. Mas “não é assim que a banda toca”, e portanto, não vai ser com pronunciamentos quinzenais, memes nas contas oficiais do Governo Federal nas redes sociais, e muito menos com pares de meias nos pés dos deputados federais que essa crise de popularidade será resolvida. Se ainda puder ser.

Recadinhos

  • Chapecó é o segundo município de Santa Catarina em números totais de casos da Covid-19 até o momento neste ano. Conforme o Governo do Estado, 241 pessoas já foram infectadas pelo vírus, e uma morreu.
  • Os três municípios do Estado com maior incidência da doença são do Oeste: Barra Bonita, Cunhataí e Palma Sola. Chapecó é a capital regional de Santa Catarina com a maior incidência da Covid-19.
  • Apesar da doença estar controlada, ela ainda é fatal e precisa de cuidados. Tenha tranquilidade em se vacinar contra a Covid-19, e colabore para manter esse vírus dominado pela prevenção.
  • Sou a favor de punir os moradores que lincharam o idoso de Tramandaí, no litoral gaúcho, que covardemente sequestrou e abusou de uma criança de nove anos ontem (26). A condenação pelo crime precisa ser da Justiça, não do povo!
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp