Como já havia sido previamente anunciado, hoje (19) o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), se licenciou do cargo para entrar de cabeça na campanha eleitoral e apoiar os candidatos do partido de Jair Bolsonaro em diversos municípios do Estado. Marilisa Boehm, vice-governadora, governa interinamente até a segunda-feira dia 30.
Há muito tempo se fala da impossível meta do PL em Santa Catarina: eleger 100 prefeitos. Isso faria do partido o maior do Estado, destronando o velho reinado do MDB. E diante das pesquisas eleitorais que temos, a situação fica ainda mais complicada, pelo menos nos grandes municípios. Vamos, portanto, analisar alguns cenários de momento.
Florianópolis
Na Capital, o PL está na chapa de reeleição do atual prefeito Topázio Neto (PSD), considerado pelo Centro de Liderança Pública como o melhor alcaide do Brasil. A previsão Polling Data para a Prefeitura foi atualizada na segunda-feira (16). Tendo como candidata à vice-prefeita a liberal Maryanne Mattos, a chapa de reeleição, em votos válidos, teria em 6 de outubro 50,7% das preferências. Há uma semana, a previsão chegava a 53%. Segundo o instituto de pesquisa, as chances de Topázio vencer no 1º turno são de 43,4%.
Jorginho chega na hora certa para reverter a tendência de queda na votação do atual prefeito. Apesar de terem preferências baixas, Dário Berger (PSDB, 17,4%) e Marquito (PSOL, 16,4%) possuem tendência de alta na previsão Polling Data. Seria muito interessante para o governador uma vitória de Topázio no 1º turno, até para ter algum argumento a mais na articulação política para enfraquecer a pré-candidatura de João Rodrigues ao Governo do Estado, se for concretizada após as eleições municipais.
Joinville
O governador nem precisa bater perna na maior cidade do Estado. O PL foi com o deputado estadual Sargento Lima para a disputa, mas a previsão Polling Data para a Prefeitura, atualizada no último dia 11, aponta em votos válidos uma vitória acachapante de Adriano Silva (NOVO), que seria reeleito com 71,1% dos votos válidos. Sargento Lima ficaria em 3º lugar, com 11% dos votos, perdendo para Carlito Merss (PT), que faria 12,8% dos votos. A luta aqui é, ironicamente, pela ‘liderança absoluta do 2º lugar’, como diria o SBT.
Lages
É esperada uma atenção especial de Jorginho na capital da Serra. O PL está na coligação da ex-secretária de Estado da Saúde e deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), para a Prefeitura de Lages. Assim como em Chapecó, Lages ainda está no escuro quanto a pesquisas eleitorais, ou seja, nenhum levantamento que cumpre com os requisitos da Justiça Eleitoral foi publicado até hoje.
Recadinhos
Fantástico o trabalho das Formigas do Bem, núcleo voluntário da Sociedade Amigos de Chapecó, e da Coordenadoria Regional de Educação do Governo do Estado, para que o atendimento escolar hospitalar na oncopediatria do HRO seja realidade.
A inauguração foi hoje, e trouxe para os mais de 30 pacientes que circulam pelo segundo andar do prédio novo do hospital a oportunidade de continuarem os estudos durante os períodos de internação.
Conversei com a professora, contratada para servir às crianças por 40 horas semanais e ela ressaltou a rotatividade dos alunos, devido aos diferentes tipos de tratamento, e também a necessidade de atender vários deles nos quartos.
Para os pacientes que puderem chegar à pequena sala de aula montada dentro do setor onco pediátrico, há conforto e estrutura adequada para que possam ter as classes. Parabéns a todos pelo lindo projeto!