🎧 Ouça a notícia
Quem olha para o que ocorre até domingo (3) no Parque da Efapi, em Chapecó, não imagina a história que foi construída para que o movimento Desbravalley chegasse ao nível de ter uma feira própria. Esse ecossistema de inovação e empreendedorismo coloca Chapecó como uma das 15 cidades do Brasil que mais têm startups abertas. Essa trajetória foi construída ao longo dos últimos 10 anos, e o espaço Desbravalley construído para a Efapi 2023 era apenas uma prévia do que hoje está exposto para a comunidade.
Num único evento, temos a celebração dessa luta de uma década. Todas as instituições de ensino superior se uniram, deixaram as diferenças de lado e, em prol da educação, organizaram um setor que difunde conhecimento durante os cinco dias de feira. Imigrantes que vieram para o Oeste Catarinense a fim de recomeçar a vida estão expondo ideias e equipamentos inovadores, mostrando que é possível superar as adversidades da vida através da tecnologia.
Palestras são realizadas de forma ininterrupta durante as 12 horas diárias de exposição. Aliás, são mais de 12 horas, pois tanto na quarta-feira (30) quanto ontem (31), o horário de visitação foi ampliado por meia hora. Ninguém tem falta de assunto nesse movimento, pois ele prioriza a busca por conhecimento. Se você não sabe, você não faz.
Esse avanço é possível porque o poder público foi sensível às proposições do setor de tecnologia e inovação. A Prefeitura de Chapecó é correalizadora da feira, e o Governo do Estado, através da Fapesc, deu um importante apoio ao evento, aproveitando a ocasião para injetar R$ 10,6 milhões adicionais aos R$ 32 milhões já disponíveis para equipar e financiar as pesquisas do Laboratório do Leite da Udesc, que funcionará em Pinhalzinho.
E nesse movimento, a diversão e as raízes regionais também possuem lugar. Foi lindo chegar ontem, pouco depois das 18h, no Parque da Efapi, e ouvir uma gaita floreando na praça de alimentação. A música gaúcha no meio de tanta tecnologia é o retrato de que a identidade regional é preservada por esse movimento. Quando se fala em robótica, centenas de crianças e adolescentes levam a sério as competições, que são um entretenimento singular para a família toda.
Claro que esse movimento também possui velhos conhecidos, empresas tradicionais que há décadas estão no mercado e investem no setor de tecnologia. Mas a Desbravalley é jovem, e no primeiro voo solo, enquanto feira, vai muito bem. Por isso, ele precisa de um empurrãozinho muito importante: o da comunidade. Nesse fim de semana, pegue a família e os amigos e vá para o Parque da Efapi. Entrada e estacionamento gratuitos, visitação das 9h às 21h. Vale muito a pena!
Recadinhos
- Faltou, professor! O governador Jorginho Mello (PL) não foi à reunião realizada ontem pelo presidente Lula (PT), em Brasília, para que os governadores de todo o país debatessem a PEC da Segurança Pública.
- O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), não foi à Feira Desbravalley ontem para acompanhar a visita do governador Jorginho. A primeira-dama, Fabiana Rodrigues, estava presente.
- Às 13h de hoje (1º), a Feira Desbravalley havia chegado à marca de 10 mil visitantes, após uma manhã lotada de estudantes que vieram prestigiar a feira. Os números são da Hydra Sistemas e da Inviolável.
- A meta inicial é chegar a 20 mil visitantes, no entanto, já existem apostas de que o evento termine com até 35 mil pessoas passando pelo Parque da Efapi.