
Ouça a coluna:
Uma pegadinha de 1º de abril não faz mal a ninguém, e você acabou de cair em uma (risos). Mas vale a pena fazer uma reflexão sobre a mentira no dia de hoje. No programa Primeira Hora da Condá FM, Eduardo Prado comentou que o brasileiro não sabe viver sem uma mentira. Erasmo Carlos fez uma das músicas mais bem contextualizadas sobre esse pecado que muitos cristãos acham que não é. A nossa vida lida com a mentira todos os dias, e com o pai dela também.
Pensar na mentira é, muitas vezes, pensar na rotina do dia a dia, ter divagações filosóficas sobre a vida ao ponto de pensar se tudo o que vivemos não passa de uma grande enganação. Pensar na mentira é, para alguns, pensar nas massas de manobra que os poderosos criam, através da engenharia social, para que a sociedade viva uma vida que não corresponda com a verdade.
Entretanto, acredito que pensar na mentira deveria ser, antes de tudo, pensar no que mentimos. Porque sim, todos mentimos, e de forma reiterada. Dizer que vai dar atenção à família e não dá, dizer que vai à igreja e não vai, dizer que vai pagar e não paga, dizer que vai emagrecer e não emagrece, entre tantas outras atitudes do cotidiano, são coisas presentes em cada um de nós, e simplesmente não deveriam ser. O ditado de que a mentira tem perna curta só é popular porque não aprendemos de fato o quão ruim é mentir.
Irani pioneira na loteria
Na última quinta-feira (27), Irani foi o primeiro município de Santa Catarina a criar sua loteria municipal. A lei, aprovada pela Câmara de Vereadores, e sancionada pelo prefeito Vanderlei Canci (PP), determina que a arrecadação da loteria será destinada, além do pagamento dos prêmios, para financiamento de ações, projetos e aporte de recursos de custeio nas áreas de assistência e desenvolvimento social, cultura, educação, direitos humanos, turismo, esporte, cultura, saúde e segurança pública.
A exploração da loteria poderá ocorrer de forma direta ou indireta, por meio de credenciamento, concessão, permissão, autorização, parceria público-privada ou contratação de serviços, mediante licitação, admitido o consórcio de empresas. A venda dos produtos lotéricos da nova Loteria Municipal de Irani, que pode começar a funcionar ainda neste ano, somente poderão ser vendidos dentro do município. A cidade do Trevão passou na frente de Chapecó!
Recadinhos
- Grande repercussão gerou na comunidade a reclamação de pais sobre a falta de fiscalização no trânsito da rua Borges de Medeiros, no bairro Presidente Médici, em frente a EEB Zélia Scharf, durante a entrada e saída dos alunos.
- Vários pedidos para a reportagem da Condá FM chegaram durante o dia de ontem (31), solicitando a presença do jornalismo da emissora em frente a outros educandários de Chapecó.
- Hoje (1º), estivemos na frente da EBM São Cristóvão, mas moradores dos bairros Líder e Seminário, e do Centro da cidade também já pediram a nossa presença em frente a diversas escolas.
- Entretanto, vários pais criticaram a recente decisão de mudar a saída dos alunos do Zélia Scharf da rua Condá, onde tradicionalmente ocorria, para a rua Borges de Medeiros, que apesar de ser mais larga, tem mais movimento nos horários de pico.