Ouça a coluna:
O anúncio da maior parte do novo secretariado da Prefeitura de Chapecó, que assumirá juntamente com o prefeito João Rodrigues (PSD) e o vice-prefeito Valmor Scolari (PSD) em 1º de janeiro de 2025, mostra uma nova Administração Municipal, maior e capaz de suportar o acelerado crescimento da cidade. Com exceção da Habitação, todas as diretorias e fundações foram transformadas em secretarias, e com a divisão de outras pastas existentes, o primeiro escalão da Prefeitura de Chapecó será composto por 21 pessoas.
A estrutura administrativa da Prefeitura conta agora com 16 secretarias, além das superintendências da Efapi e do Distrito de Marechal Bormann, e das pastas técnicas de controladoria, contabilidade e procuradoria. As diretorias de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Esporte, Segurança Pública e Comunicação foram elevadas a secretarias. A Secretaria de Serviços Urbanos foi dividida em duas, e a Secretaria de Infraestrutura foi recriada com esta operação.
A área institucional e de captação de recursos terá uma secretaria própria, e a Secretaria da Casa Civil foi extinta. Conforme o prefeito João Rodrigues, criar mais secretarias, no final das contas, vai sair mais barato, com economias de mais de R$ 300 mil ao mês para a Prefeitura, que vêm principalmente das pastas de Esporte e Cultura.
Os que chamam a atenção
Quem mais chamou minha atenção na nominata anunciada foi Luciano Huning. O atual coordenador municipal da Defesa Civil assumirá a Secretaria de Proteção Social, no lugar de Ariete Lauxen. João Rodrigues o elogiou bastante e, nos bastidores, há a certeza de que a nomeação foi por mérito. Na Superintendência da Efapi, um velho conhecido: Ivaldo Pizzinato (União Brasil), popular Gringo, volta à rua Garças 226D. Júlio César Signori será o novo diretor de Habitação, substituindo Edi Folle, vereadora eleita pelo PSD.
Na Defesa Civil, uma feliz escolha do prefeito: o Coronel Walter Parizotto sairá do descanso obtido após sua aposentadoria, há alguns meses, do Corpo de Bombeiros, e terá a missão de estruturar a pasta no município que, conforme o próprio João Rodrigues, está bastante reduzida, com apenas quatro funcionários. Faltam ser definidos os nomes das secretarias Institucional, Esporte, Serviços Urbanos, Infraestrutura e Administração, além do superintendente de Marechal Bormann.
Recadinhos
- A campanha ‘Ajude o Claude’ continua arrecadando fundos para custear a reabilitação de Claudenir de Morais, que sofreu um acidente de trabalho em 5 de novembro. As doações podem ser realizadas pelo site vaka.me/5202451.
- Conforme apuração do Dr. Robson Santos, colunista do ClicRDC e colaborador da Condá FM, quatro vereadores estão entre os 15 nominados de hoje. São eles Ivaldo Pizzinato, Astrit Tozzo (PSD), Mauro Zandavalli (PSD) e Clóvis Ari Leuze (PSD).
- Com isso, três suplentes do PSD assumirão em 2025 como vereadores. São eles Dalvino Ferrari, Nivaldo da Rosa e Neuri Mantelli. Pelo União Brasil, Gringo cede lugar à Marcilei Vignatti, o que mantém a presença de quatro mulheres na Câmara.
- Agradeço a todos que lembraram do meu aniversário no dia de hoje, incluindo o prefeito João Rodrigues, que o fez ao abrir a coletiva de imprensa desta manhã, e na sequência, deu entrevista especial para o ClicRDC Impresso de Natal.