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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) pediu direito de resposta à minha coluna editada no dia 26 de novembro, quando abordei a exposição feita pelo superintendente regional do Departamento em Santa Catarina, Alysson de Andrade. O motivo foi a minha afirmação de que, para adequação de capacidade das BRs 158 e 282, neste ano o DNIT não investiu um único real.
O DNIT afirma estar presente, atuando e investindo na recuperação de todas as rodovias federais do Oeste catarinense: “Além da adequação da BR-163, em fase final de execução, com um aporte financeiro de R$ 316 milhões, novos investimentos foram iniciados este ano na recuperação de trechos das rodovias BRs 282, 158 e 480”.
Conforme o DNIT, em junho, o Ministério dos Transportes destinou R$ 194 milhões para a recuperação das estradas do Oeste de Santa Catarina, um investimento que contempla 124 quilômetros de pistas, e beneficiará diretamente oito municípios: “Até o momento, com os investimentos anunciados pelo Governo Federal, mais de 30 quilômetros de trechos das rodovias BR-282, entre Chapecó e Maravilha, e BR-158, entre Maravilha e a divisa com o Rio Grande do Sul, estão em etapa final de acabamento e restauração do pavimento”.
Além disso, de acordo com o DNIT, novos contratos estão em fase final de licitação, como a manutenção no trecho entre Maravilha e São Miguel do Oeste, e a construção das vias marginais da BR-282, em Maravilha, mais um investimento do Governo Federal, no valor de R$ 26 milhões.
Sobre os projetos de duplicação de rodovias no Oeste catarinense, em setembro, o DNIT lembra que assinou a ordem de início dos serviços de elaboração de estudos e projetos básico e executivo de engenharia para duplicação da BR-282, entre Irani e Chapecó, totalizando 96 quilômetros, um investimento de R$ 7 milhões.
Resposta à resposta
Na reunião da Bancada do Oeste da Assembleia Legislativa de Santa Catarina ocorrida em Chapecó, no mesmo dia 26 de novembro, o superintendente Alysson mostrou em sua apresentação a tabela abaixo, que mostra o fato que relatei, uma vez que estive presente na reunião e acompanhei o trabalho do legislativo catarinense nos dois dias em que esteve funcionando no Complexo Tabajara. Observe que na coluna ‘2024’, na linha ‘Adequação de Capacidade da BR-282 e BR-158’, não há valor registrado:
Todas as explicações colocadas pelo direito de resposta do DNIT foram citadas na mesma reunião. Partindo da premissa de que os dados apresentados pelo Departamento são verdadeiros, não me convenceram, assim como não convencem a maioria dos oestinos. Repito o que falei no mês passado: o que adianta o DNIT ter a maior carteira de contratos do país em SC se a rodovia federal mais problemática do Estado não recebeu investimentos?
Refiro-me a investimentos concretos, não a manutenções ou projetos preliminares. Me refiro a obras concretas, urgentes, com qualidade e sem erros de cálculo por parte do DNIT, como o que ocorreu nos atuais contratos de manutenção da BR-282, entre Chapecó e Maravilha, e BR-158, entre Maravilha e a divisa com o RS, onde a Controladoria Geral da União, por meio do robô Alice, identificou R$ 64 milhões em discrepâncias orçamentárias, atrasando a retomada dos serviços no trecho.
Recadinhos
- Continua a campanha “Ajude o Claude” para financiar a reabilitação de Claudenir de Morais, que sofreu um acidente de trabalho no dia 5 de novembro, em Chapecó. As doações podem ser realizadas pelo site vaka.me/5202451.
- Curiosidade: a edição mais lida da história da coluna Política e Cotidiano, que já circula há quase cinco meses, foi uma das primeiras, quando abordei a escolha de Pedro Uczai (PT) como candidato da esquerda à Prefeitura de Chapecó.
- As audiências públicas sobre a revisão do Plano Diretor de Chapecó indicam que a comunidade, em grande maioria, está satisfeita com as mudanças propostas pelo Executivo.
- Amanhã (5) é a audiência final, na Sala Agostinho Duarte, no Centro de Eventos, a partir das 19h. Será a última oportunidade de discussão popular sobre o projeto antes da revisão ser encaminhada à Câmara de Vereadores.