Nos corredores da Condá FM, cumprimentei hoje (20) os colegas e amigos da emissora naturais do Rio Grande do Sul pelo Dia do Gaúcho. Quando cheguei para saudar o Dr. Alfredo Lang, natural de Getúlio Vargas, agradeceu, mas afirmou: “O barriga-verde já superou em muito o gauchismo”. Gentilmente respondi: “Vês que Chapecó reúne o melhor de dois mundos, a organização barriga-verde com a cultura gaúcha, não é verdade?”
Ele concordou, e acredito que a maioria dos internautas haverá de concordar também. Quando fizemos hoje uma enquete no programa Primeira Hora, 66% dos ouvintes se mostraram favoráveis a que o dia 20 de setembro se torne feriado municipal em Chapecó. Isso é possível, visto que a legislação permite dois feriados municipais no calendário, e a capital do Oeste tem apenas um, que é o aniversário do município, em 25 de agosto.
De fato, quando falamos de gestão pública, o Rio Grande do Sul é um desastre, e não é de hoje. Se Santa Catarina tivesse o orçamento do governo do estado vizinho, sem dúvida seríamos ainda mais ‘europeus’ do que já somos, em questão de eficiência dos serviços públicos e da qualidade de vida. E isso nem é algo que dependa muito de corrente política, é uma cultura do Estado barriga-verde cuidar melhor dos recursos públicos, apesar de também termos de lidar com nossas mazelas, a exemplo da Casan.
Mas a cultura gaúcha é riquíssima. Quantos elogios ouvi pelas ruas ao programa Momento Gaúcho da Condá FM, que completou 30 anos em março. O principal motivo dos elogios é a preservação de uma seleção musical tradicionalista e raiz, tocando canções que os outros programas do gênero não tocam. Para uma conversa mais poética e reflexiva, temos o querido César da Luz e o programa Chama Nativa, nas manhãs de domingo da 98.9 FM. Cultura pura!
Além disso, o maior Acampamento Farroupilha fora do Rio Grande do Sul é o de Chapecó, e começa hoje, sendo a primeira edição da história a ter 10 dias de duração. Na quinta-feira, dia 26, estaremos fazendo o Bingão da Condá com meu colega e amigo Moisés Padilha. E todos os veículos do Grupo Condá estão novamente engajados no evento, o que demonstra mais uma vez que Chapecó une o melhor de dois mundos: uma organização política e administrativa de estilo europeu com a flamejante chama da tradição.
Recadinhos
Ontem, a prisão do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD) foi mantida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Mas quem pensava, assim como eu, que isso impulsionaria a candidatura de Ricardo Guidi (PL), se enganou.
Boa parte do eleitorado atendeu ao chamado de Salvaro para ampliar o apoio ao candidato Vaguinho (PSD), que representa a continuidade do atual grupo político na Prefeitura da capital do carvão.
A previsão do instituto Polling Data divulgada para o município na segunda-feira (16) mostra que o representante da situação chegaria a 49,4% dos votos válidos em 6 de outubro, enquanto que Guidi chegaria a 35,1%.
As tendências indicadas pelo Polling Data mostram crescimento de Vaguinho e queda de Ricardo. A última esperança do candidato do PL é a chegada do governador Jorginho Mello na campanha nos próximos dias.