
Hoje (7), às 22h15, começa a 28ª edição do Teleton no Brasil, campanha em benefício da Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), uma das maiores instituições de reabilitação para pessoas com deficiência física no país, com sete centros de reabilitação próprios, além de um hospital ortopédico, um lar escola e oito centros de reabilitação associados no plano de Cooperação Técnica da instituição. Em 2024, considerando os centros próprios, foram prestados 858 mil atendimentos a 51 mil pessoas.
No Oeste de Santa Catarina, a AACD possui uma mínima abrangência, visto que a regulação do SUS não contempla centros de reabilitação fora do território catarinense, e a instituição não possui uma unidade própria ou associada no Estado. No Sul do Brasil, a rede da AACD é integrada pelo centro próprio de reabilitação de Porto Alegre, que completa 25 anos de operação neste ano; e por dois centros de reabilitação associados em Curitiba e Maringá, sendo que o da capital paranaense está sendo ampliado pelo Governo do Estado.
Conforme a AACD, 85% dos atendimentos prestados pela instituição são gratuitos, ou seja, prestados via SUS. Apenas o centro de reabilitação de Porto Alegre atendeu cerca de 3.500 pacientes no ano passado, mesmo com os problemas causados pelas enchentes. Além disso, a AACD possui uma rede de oficinas ortopédicas que produziu 62.500 próteses e órteses em 2024, e o hospital ortopédico de referência nacional, localizado em São Paulo, realizou 7 mil cirurgias, boa parte delas de alta complexidade.
Temos muito o que aprender
No Brasil, o Teleton é produzido pelo SBT, mas esta é uma marca que pertence ao CNPJ da AACD; e é uma marca internacional criada nos Estados Unidos em 1949, após uma maratona televisiva realizada por uma emissora de Nova Iorque para arrecadar fundos para o combate contra o câncer. Desde então, esse formato televisivo foi adaptado por dezenas de países ao redor do mundo, sendo usado por instituições e emissoras de TV para apoio a diversas causas.
Neste mesmo fim de semana, os países vizinhos do Paraguai e Uruguai também realizam seus Teletons, só que ao contrário do Brasil, a união das emissoras de TV e da comunidade é visível e concreta. A campanha será transmitida em cadeia nacional nos dois países, com metas muito superiores aos R$ 35 milhões que são pedidos aos brasileiros, se fizermos a comparação de arrecadação per capita. Portanto, é adequado afirmar que a falta de união dos meios de comunicação tem travado o avanço da reabilitação física no Brasil.
Após seis anos, o Teleton no Brasil volta ao formato clássico. Serão 27 horas ininterruptas de transmissão, e uma expectativa de receber mais de 800 mil doações. A estimativa da coluna é que, com a previsão de queda nas doações das empresas previamente anunciada pela AACD em relação ao ano passado, o público brasileiro tenha que arrecadar, ao menos, R$ 12 milhões em doações, o equivalente a 35% da meta. Para fazer parte dessa história, doe qualquer valor pelo PIX e-mail [email protected] e faça a diferença!
Recadinhos
- O vereador de Chapecó, João Marques Rosa (União Brasil), apresentou ontem (6) na Câmara Municipal um projeto de resolução para implantar o recesso de inverno no Legislativo, que não teria sessões durante o mês de julho.
- A medida, segundo João Marques, estaria em conformidade com a prática já consolidada em diversas Casas Legislativas do país, e tem o apoio de 15 dos 21 vereadores da câmara chapecoense.
- Gerson Maffi, da Hightech, e Morgana Rezzadori, da RZ Rezzadori, foram escolhidos como Empresários do Ano 2025 da ACIC. Escolhas justas, e que contemplam mais uma vez a pujante indústria chapecoense.
- Ser homenageado pela PM neste 7 de novembro, Dia do Radialista, tem um gosto ainda mais especial. Parabéns aos colegas de todas as emissoras, em especial ao Amauri Salles, que recebeu o reconhecimento em Chapecó junto comigo.





