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O programa Sala de Debates da Condá FM recebeu hoje (18) o diretor da Auto Viação Chapecó, João Carlos Scopel. Ele cita que a Prefeitura de Chapecó facilitou o trabalho da Auto Viação ao criar o Departamento de Trânsito dentro da Diretoria (futura Secretaria) de Segurança Pública. O diretor da empresa afirma que houve uma grande briga para que os pontos de ônibus passassem a ser responsabilidade da Prefeitura, e não mais da Auto Viação.
A jornalista Raquel Lang questionou Scopel sobre as alterações nos itinerários que houve em diversas linhas durante o ano. O diretor afirmou que se reúne de duas a três vezes por semana com a Prefeitura para discutir horários e itinerários, e argumenta ser muito difícil tirar qualquer uma das 971 viagens por dia que são realizadas pelos ônibus da Auto Viação. João Carlos está ciente das reclamações de usuários que tiveram seus horários readaptados em 15 minutos no horário de embarque para ida aos compromissos diários.
A empresa afirma que existem 262 variações nas linhas de ônibus, número menor do que as mais de 300 que existiam no início do ano, e quer para 2025 extinguir mais variações. Scopel reconhece que o ideal é que o usuário deve caminhar até 300 metros de sua casa, para chegar a um ponto de ônibus. Ele argumenta que alguns locais da cidade não cumprem essa recomendação, a exemplo das avenidas Fernando Machado e Nereu Ramos, por resistência dos setores lojista e da construção civil.
Scopel afirma que nunca foi convidado pela Prefeitura de Chapecó para discutir a estrutura do transporte coletivo urbano da cidade, principalmente no que diz respeito à revisão do Plano de Mobilidade Urbana e o trânsito na Grande Efapi. A grande preocupação da Auto Viação quanto ao novo terminal urbano para esta região é onde será construído, e a implantação de faixas exclusivas para ônibus e táxis nas principais vias da cidade.
João Carlos criticou a iniciativa do governo de Luciano Buligon, que renovou a concessão para a Auto Viação até 2039, quanto à proposta de que todos os ônibus fossem de piso baixo. Atualmente, apenas alguns horários de linhas da Grande Efapi, como a linha 24 – Universidade Federal, utilizam veículos com essas características. Scopel afirma que, atualmente, 94 ônibus compõem a frota da Auto Viação, e que entre 20% e 25% dos veículos rodam 24 horas por dia.
Por fim, na hora de tratar sobre tarifas, a discussão esquentou. João Carlos afirmou que em Chapecó ‘é proibido’ falar sobre subsídio ao custo do transporte coletivo. Lembrando que a Auto Viação queria que o valor da passagem saltasse de R$ 4,55 para R$ 7 no fim de semana de Finados, quando houve o reajuste da tarifa para R$ 4,85. Scopel é contra a redução feita pela Câmara de Vereadores de 65 para 60 anos na idade mínima para gratuidade no transporte coletivo.
Recadinhos
- A campanha ‘Ajude o Claude’ continua arrecadando fundos para custear a reabilitação de Claudenir de Morais, que sofreu um acidente de trabalho em 5 de novembro. As doações podem ser realizadas pelo site vaka.me/5202451.
- Ainda sobre tarifas de ônibus, a Auto Viação Chapecó afirma que 17,8% das passagens são gratuitas, e outros 11% são beneficiados pela integração, que ocorre quando você usa duas linhas diferentes no intervalo de uma hora e meia.
- Scopel afirma que Milton Sander, quando prefeito de Chapecó, implantou a mão única na Avenida Fernando Machado, e que ela foi derrubada após um abaixo-assinado do comércio local. Histórias, nossas histórias…
- Quanto ao pensamento de monopólio que muitos cidadãos têm da Auto Viação após a renovação da concessão em 2019, Scopel afirma que a situação prejudica a empresa: “Nesse mês, faltou dinheiro para pagar o 13º”, disse o diretor.