
Hoje (6), a coluna Política e Cotidiano do ClicRDC chega à edição de número 300, em 15 meses de circulação. Ultimamente, a coluna tem buscado tratar mais de temas locais, e mostrando que Chapecó também é cidade de polêmicas. Entretanto, não é apenas pela polêmica que esse espaço de opinião existe, mas também pela reflexão que podemos exercer sobre as situações da vida.
Uma frase que a comunicadora e colega da Oeste Capital FM, Eduarda Boettcher, sempre usa ao encerrar os programas que apresenta é “cuidem de si e cuidem dos seus”. Nas últimas semanas, essa frase tem sido necessária para mim, primeiramente, porque situações pessoais me levaram a mostrar que, dentro da minha fé e dos cuidados que deveria ter com minha saúde mental, eu não estava cuidando de mim.
Quem diria se algo assim fosse causado por todas as pessoas que fazem questão de odiar este espaço opinativo, inclusive pessoas esclarecidas que já entregaram grandes contribuições para a comunidade de Chapecó e região. Entretanto, como diz meu colega Eduardo Prado, tenho “um lombo bom de dar tabuada”. Ainda assim, esse lombo tem sentimentos e limitações, ele não é um lombo infinito.
Precisamos entender que frustrações são comuns em qualquer ambiente que venhamos a frequentar, e que existem coisas que nós não vamos alterar com nossas forças. Se não estivermos em dia com nosso relacionamento com Deus e organizados no uso do nosso tempo, corremos o grande risco da loucura nos visitar frequentemente, e de nós visitarmos o psicólogo e/ou o psiquiatra na mesma frequência.
Chega até ser engraçado falar sobre saúde mental, dessa forma, às vésperas de uma maratona como é a Efapi, que exige um esforço extra de qualquer profissional da imprensa durante 10 dias. Mas, graças a Deus, consegui contornar a montanha do transtorno com o diálogo aberto, o qual deveria ter praticado antes, com amigos e familiares. Inclusive, não me sentiria preparado para cobrir mais uma edição da feira se a minha situação pessoal não fosse resolvida.
Neste momento, não apenas agradeço novamente a audiência de vocês à esta coluna, mas me sinto à vontade para reforçar a mensagem que recentemente foi passada pela campanha Setembro Amarelo: cuide de si e cuide dos seus. Sua fé, seu trabalho, sua vida não faz sentido se ela não for vivida de forma saudável, cuidando de si; e em doação responsável a quem lhe cerca, cuidando dos seus. Isso é o básico para se construir um legado.
Recadinhos
- Cerca de 850 pessoas estiveram presentes no encerramento da primeira temporada de 2025 do projeto “Casa de Paz”, da Igreja Evangélica Renovar em Cristo, em Chapecó.
- O evento foi realizado na noite de sábado (4), no Teatro do Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, e marcou o fim das sete semanas de ensinamentos bíblicos que foram ministrados em centenas de casas de Chapecó e cidades vizinhas.
- Israel e Hamas se reúnem com mediação dos Estados Unidos e do Egito, para discutir o plano de paz do presidente estadunidense, Donald Trump, em Gaza, afirma a newsletter The News.
- O Hamas aceitou libertar reféns israelenses, mas pontos como o futuro do grupo ainda travam o acordo. Trump avisou que não “tolerará atrasos”. Em Tel Aviv, milhares foram às ruas no fim de semana na expectativa do retorno dos reféns.