
O Retrato do Consumidor de Chapecó, pesquisa inédita realizada pelo Observatório de Negócios do Sebrae, revela quanto que os bairros e distritos de Chapecó possuem demandas interessantes, e que necessitam da atenção do poder público e da iniciativa privada. O cenário desejado pelos 600 entrevistados da pesquisa se assemelha muito a uma realidade que vivi nas minhas férias em Belo Horizonte, no final do mês passado.
A capital mineira é dividida em diversas regiões, onde o planejamento da cidade permitiu que houvesse, praticamente, todos os serviços básicos disponíveis ao cidadão sem a necessidade de deslocamento ao centro ou outras regiões da cidade. Isso também vale para shoppings e hospitais de grande porte. Isso permite que uma cidade de 2,5 milhões de habitantes tenha cara de interior, mesmo sendo uma metrópole.
O perfil econômico-financeiro da pesquisa revela que 50% dos 600 entrevistados são assalariados, 15,7% são autônomos, 11,8% são aposentados, 6,2% são empresários, 4,2% são donas de casa e 12,1% enquadram-se em outras categorias. A metade das famílias chapecoenses tem poupança ou investimentos em Bancos. O PIX lidera com folga (61%) como forma habitual de pagamentos, seguido de cartão de débito (46%), cartão de crédito (43%) e dinheiro (38%).
Quando a pesquisa perguntou “o que está faltando no seu bairro?”, o supermercado é o que pedem moradores dos bairros Jardim América, Esplanada, Jardim Itália, Alvorada, Parque das Palmeiras e região, além dos Distritos. A farmácia é necessária nos Distritos e nos bairros Alvorada, Parque das Palmeiras, Santo Antônio, Esplanada, Jardim Itália, Presidente Médici e bairros vizinhos.
Os moradores dos distritos e dos bairros Alvorada, Parque das Palmeiras, Santo Antônio, Esplanada, Jardim Itália, Passos dos Fortes e Líder clamam por lojas de roupas e vestuário. No segmento de serviços, entre 17 opções indicadas, os Distritos reportaram a necessidade de Bancos e seis bairros (Alvorada, Parque das Palmeiras, Jardim América, Esplanada, Jardim Itália e Presidente Médici) pediram Casas Lotéricas.
Comer fora do lar em restaurantes e lanchonetes é um hábito consolidado para 78% dos chapecoenses, o que mostra a importância do planejamento urbano. Fazem isso todas as semanas 26,8% dos entrevistados (nas classes A/B chega a 43%). O valor médio por gasto mensal é de R$ 288, constituindo um mercado mensal de R$ 58 milhões. As preferências de onde comer ou pedir comida estão equilibradamente distribuídas em restaurantes de comida caseira (48%), aplicativos (43%), lanchonetes (32%), padarias e confeitarias (24%).
O perfil da saúde é outro indicador da qualidade de vida do chapecoense. Metade da população tem plano de saúde, índice que sobe para 60% nas classes A/B. Sobre a prática regular de atividade física: 62% praticam esportes regularmente, 53% das classes A/B frequentam academia, 60% das classes D/E fazem caminhadas. Em recreação e lazer, apenas 34% vão ao cinema, 37,5% vão a shows, 25% lêem livros semanalmente e só 11% vão ao teatro. Em compensação, 59% tem o hábito de viajar a turismo.
Esses números mostram o quanto Chapecó pode ser uma cidade grande, em desenvolvimento acelerado e com grandes oportunidades de investimento, sem perder a característica comunitária dos bairros, descentralizando seu comércio e prestação de serviços de forma muito maior do que já vem ocorrendo. Ganha o empresário, o poder público e, principalmente, o cidadão.
Recadinhos
- Ontem (8), tive a grata satisfação de participar do Café com a Imprensa da IXC Soft, uma das maiores empresas de tecnologia de Santa Catarina, líder no setor de gestão de provedores de internet.
- A sede da empresa em Chapecó emprega 550 pessoas, e o grupo IXC já possui operações na Argentina. Com capital 100% oestino, a empresa é referência em cuidado com o trabalhador e desenvolvimento tecnológico.
- Hoje (9), a Condá FM completa 49 anos. Quero agradecer aos ouvintes que nos abraçaram e trouxeram seu carinho na Praça Coronel Bertaso.
- A partir de agora, nos organizamos para as grandes festividades que faremos em 2026, ano do cinquentenário da emissora e, por consequência, do Grupo Condá de Comunicação. Faremos o possível para promover momentos históricos!