quarta-feira, janeiro 7, 2026
InícioPolítica e CotidianoChapecó precisa construir um novo estádio de futebol

Chapecó precisa construir um novo estádio de futebol

Confira a edição extra da coluna do jornalista André de Lazzari

Grupo Condá

Com a chegada à marca histórica de 15 mil sócios, a Associação Chapecoense de Futebol terá, em 2026, o maior apoio popular de sua trajetória. Com esse êxito, quem não fez a sociedade já vai pagar, a partir de hoje (7), valores muito maiores que os do ano passado para os poucos ingressos que serão disponibilizados para a torcida local. Por exemplo, para assistir a estreia da Chapecoense no Campeonato Catarinense, os ingressos vão ficar a R$ 70 nas gerais, e na ala visitante, para a torcida do Brusque.

Não concordo que um jogo de campeonato estadual, que não seja uma final, valesse R$ 70 a entrada mais barata, mas o aumento de preços por parte da Chape é absolutamente coerente, em respeito aos novos sócios, que atenderam o chamado do clube e fizeram suas carteirinhas. Com isso, me recordei que alguns amigos, visionários, já disseram algo importante para o futuro de Chapecó: havendo uma manutenção de longo prazo do clube na Série A do Campeonato Brasileiro, será necessário um novo estádio de futebol.

O momento de começar o planejamento de uma nova arena esportiva para a Chapecoense é agora, e isso deve ocorrer mesmo que o Verdão não consiga se manter na primeira divisão do futebol nacional: com os vários transtornos de mobilidade e estacionamento que ocorrem no centro de Chapecó com os jogos que ocorrem na Arena Condá, é necessário ter um lugar com amplo estacionamento, espaços de lazer e de compras para que esse local seja um grande centro esportivo e de convivência.

- Continua após o anúncio -

A Arena Condá ficou “ensanduichada” no centro de Chapecó, e com um novo e maior estádio, para entre 30 e 40 mil pessoas, às margens do Acesso Plínio Arlindo de Nes, na zona norte; ou às margens da SCT-480, na zona sul, o atual local esportivo pode ser vendido pela Prefeitura de Chapecó para pagar parte do novo estádio, ou ser um novo espaço público de saúde, educação e administração pública, com estrutura moderna e conceituada, sendo um modelo nacional de prédio público.

Podem falar que isso é um delírio, mas ninguém apostava em 2009, 2010, que um dia a Chapecoense jogaria uma Série A do Brasileirão; que o Verdão jogaria e ganharia, mesmo em circunstâncias trágicas, uma Copa Sul-Americana; que se tornaria o maior clube de futebol de Santa Catarina, e que dificilmente será superado no futuro próximo pelos rivais. Portanto, vamos ser corajosos. Não podemos pensar pequeno. Chapecó merece mais! A nossa Chape merece mais!

Ditadura do Irã perto do fim?

O Irã tem vivido a maior onda de manifestações desde 2022. Os nove dias seguidos de protestos já atingiram mais de 200 cidades, com ao menos 20 mortos e quase mil prisões, conforme a newsletter The News. O ditador do Irã desde 1981, Ali Khamenei, chegou a ameaçar os manifestantes e até cortar a internet em várias regiões, mas as ruas seguem cheias.

Desde 2018, os Estados Unidos têm imposto sanções pesadas ao país. Na prática, exportar petróleo, o que corresponde a 23% do PIB do Irã, ficou mais caro, mais difícil e cada vez mais dependente da China. O resultado chegou no dia a dia da população: queda no poder de compra, com inflação acima de 40% ao ano, corroendo salários e poupanças; escassez de produtos básicos nas prateleiras; e aumento do desemprego.

A coisa já vinha se arrastando, mas o cenário esquentou em dezembro, depois que o governo mexeu no benefício social da gasolina subsidiada, que historicamente fazia o Irã ter um dos combustíveis mais baratos do mundo. Com tantos protestos nas ruas, o assunto já chegou à Casa Branca: Donald Trump declarou que os Estados Unidos estão “prontos para agir” caso as forças armadas do regime oprimam a população. Informações de bastidores indicam que Khamenei já teria um plano de fuga para a Rússia caso o controle escape das mãos do regime.

Recadinhos

  • Apesar de as sessões serem retomadas apenas em fevereiro, o trabalho administrativo da Câmara de Vereadores de Chapecó voltou ontem (5) do recesso, e já registra trabalho.
  • O vereador Cleiton César (PP) protocolou moção de apelo que será votado no mês que vem, pedindo à Unimed que amplie o programa Academias Unimed, atualmente em funcionamento no Parque Edir de Marco e no Ecoparque.
  • Cleiton quer que a Unimed também instalem esses novos equipamentos nos parques Palmital, Belvedere e Eldorado, além da praça do bairro Vederti.
  • Ação entre amigos “Chape na Série A”: Concorra a uma camisa do Verdão autografada por todos os jogadores que participaram do acesso! Compre seu número pelo site rifei.com.br/chapenaseriea. O sorteio é amanhã (7), às 11h!
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp