🎧 Ouça a notícia:
O instituto Polling Data segue trabalhando com previsões de voto para o segundo turno das eleições municipais, sempre com base em todas as pesquisas eleitorais devidamente registradas. No dia 27 de outubro, 51 municípios decidirão quem serão seus prefeitos. Vamos analisar a situação que envolve os três municípios da região Sul do país que já possuem previsões.
Ponta Grossa
Neste momento, a Polling Data aponta que a atual prefeita Elizabeth Schmidt (UNIÃO) tem 95,8% de chances de vencer a eleição na capital paranaense da cerveja. A previsão do instituto é de que a “vovó”, como é carinhosamente chamada, chegue a 60,7% dos votos válidos, enquanto a deputada estadual Mabel Canto (PSDB) faria 39,3%.
Londrina
Na capital do café, a Polling Data aponta que o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) tem 81,8% de chances de vencer a eleição. A previsão do instituto é de que o pessedista chegue a 56,7% dos votos válidos, enquanto a professora Maria Tereza (PP), candidata do atual prefeito Marcelo Martins (PP), faria 43,3%.
Curitiba
A capital do Paraná tem tendência favorável ao candidato do governador Ratinho Jr. e do atual prefeito Rafael Greca, ambos do PSD. A Polling Data aponta que Eduardo Pimentel (PSD) tem 68,7% de chances de vencer a eleição. A previsão do instituto é de que o pessedista chegue a 53,6% dos votos válidos, enquanto a jornalista Cristina Graeml (PMB) faria 46,4%.
Eleições nos EUA
A Polling Data também acompanha as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial nos Estados Unidos, que deve ocorrer em 5 de novembro. Faltando 15 dias para o pleito, a previsão do instituto é que Kamala Harris, do Partido Democrata, seria eleita presidente.
Importante lembrar o sistema de colégio eleitoral praticado nos EUA, em que a soma de todos os deputados e senadores de cada estado votam pelo primeiro colocado local. Harris vence em um número de estados que juntos somam mais que os 270 votos necessários no colégio eleitoral. Em votos válidos em nível nacional, Kamala chegaria aos 48,6% das preferências, enquanto que Trump faria 47,9% e os candidatos minoritários 3,5%. No colégio eleitoral, Harris teria 284 votos, enquanto Trump teria 254.
Recadinhos
- Santa Catarina perdeu hoje (21) uma das maiores referências da história do Ministério Público do Estado: o ex-procurador geral de Justiça, José Daura.
- Ele viveu bem e viveu muito, nos deixando aos 104 anos. Daura foi o promotor de Justiça responsável pela apuração de acusação no processo do linchamento de Chapecó, ocorrido em 1950.
- José foi promotor na capital do Oeste por mais de 10 anos, se ausentando do município em 1961. Ele foi consagrado pela comunidade jurídica de Santa Catarina e devidamente homenageado em vida.
- Nestes dias em que pessoalmente tenho desafios e interesses a defender como jornalista e cidadão, tenho um bom exemplo em Daura, simplesmente por ter feito muito bem o que se propôs a fazer, pelo bem de Chapecó e de Santa Catarina.