domingo, dezembro 22, 2024
InícioPolítica e CotidianoAnálise do plano de governo de Dadá Westphal: Parte 3

Análise do plano de governo de Dadá Westphal: Parte 3

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Jornalista André Lazzari

Continuamos a análise do plano de governo de cada um dos três candidatos a prefeito de Chapecó. Cada postulante à Prefeitura terá o espaço de três colunas, o equivalente a 10.500 caracteres. Dentro deste espaço, será analisado o que for possível, priorizando a ordem de apresentação das propostas em cada plano de governo apresentado. A análise será realizada por ordem alfabética dos candidatos, portanto, encerramos hoje o repasse das propostas de Dadá Westphal, do NOVO.

Turismo

Dadá promete criar um plano de desenvolvimento do turismo integrado e sustentável, fomentando o turismo de experiência, o turismo rural, o de natureza, o turismo cultural, e o já consolidado turismo de negócios e eventos. A bandeira de privatização de espaços que o candidato do NOVO defende para vários setores também abarca os espaços turísticos públicos. Westphal também propõe uma política municipal de harmonização permanente da área urbana e rural, sob responsabilidade da pasta de turismo.

- Continua após o anúncio -

Água e esgoto

Westphal quer resolver os atuais problemas enfrentados por meio de uma consulta pública que oriente uma licitação para saída da Casan dos serviços de captação e distribuição de água e esgoto, para que uma empresa privada assuma o carro. Aqui é importante observar como foi feita a licitação que retirou a Casan e colocará o consórcio GS Inima/Traçado para operar o serviço de saneamento básico em Concórdia. Dadá também promete manter e intensificar a drenagem dos rios e a limpeza de valas.

Meio ambiente

O candidato do NOVO quer criar a Secretaria do Meio Ambiente, desvinculando a pasta da Secretaria de Desenvolvimento Rural. O principal objetivo é organizar, simplificar e objetivar as atividades de licenciamento ambiental. Neste campo, Dadá promete criar projetos de lei para que a Câmara de Vereadores vote propostas que modernizem as leis urbanísticas.

A reciclagem e compostagem seriam ampliadas através de parceria com iniciativa privada, entidades do terceiro setor e cooperativas, conforme a proposta de Westphal. Ele também quer aumentar o acesso à reciclagem, implantar pontos de entrega voluntária de recicláveis e reduzir os custos da coleta.

Praças e parques

Dadá promete dar liberdade para o aproveitamento comercial das praças e parques de Chapecó, mais especificamente para food trucks, floriculturas, artesanato e produtos hortifrutigranjeiros. Além disso, o candidato propõe a criação de novos parques, trilhas e roteiros, além de incentivar a criação de parques privados, principalmente parques temáticos com viés turístico. No campo da segurança destes locais, Westphal propõe o aumento do número de câmeras de segurança.

Esporte

O candidato do NOVO quer que o esporte seja mais fomentado na Rede Municipal de Ensino, com a compra de novos materiais esportivos para as aulas de educação física, além da capacitação dos professores. Além disso, seriam organizados os Jogos Escolares de Chapecó, atingindo o maior número possível de alunos. Dadá promete também, inspirado no Ecoparque, construir novos locais dedicados à caminhada e corrida, e criar um programa de passeio noturno de bicicletas.

Assistência social

Westphal quer que as famílias em situação de vulnerabilidade superem essa condição através do apoio e atendimento público. Entre as ações propostas, estão um curso para que as crianças dessa família tenham capacitação para o empreendedorismo e/ou qualificação profissional, e promover o empreendedorismo com integração a programas do Sebrae e de institutos privados.

Dadá promete centralizar uma equipe específica dentro da Secretaria de Proteção Social para apoiar as instituições privadas de assistência social, visando a melhoria do serviço com custo reduzido. O candidato também propõe criar ações para incentivar denúncias de casos de violência doméstica, e estimular as organizações sociais a usar as estruturas públicas, como ginásios e escolas, para ampliar os atendimentos e apoiar os serviços sociais desenvolvidos.

Recadinhos

  • A partir de amanhã (22), o Primeira Hora da Condá FM começa a apresentar o boletim “Giro pelo Oeste”, produzido pelos acadêmicos do quarto período do curso de Jornalismo da Unochapecó.
  • Serão dois boletins por dia, e até o dia 27 de setembro, teremos o relato de como está sendo a disputa eleitoral em 53 municípios do Oeste catarinense.
  • Com isso, entramos com força total na cobertura eleitoral, e todos os produtos da cobertura em andamento na 98.9 FM. Nos acompanhe!
  • Definida a ordem de geração do horário eleitoral gratuito no rádio em Chapecó, que começa dia 30: em reunião no Fórum, ficou decidido que a Chapecó FM comanda a rede obrigatória de 30/08 a 15/09, e a Condá FM de 16/09 a 03/10.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp