OUÇA AO VIVO

InícioPolítica e CotidianoAnálise do plano de governo de Dadá Westphal: Parte 2

Análise do plano de governo de Dadá Westphal: Parte 2

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Jornalista André Lazzari

Continuamos a análise do plano de governo de cada um dos três candidatos a prefeito de Chapecó. Cada postulante à Prefeitura terá o espaço de três colunas, o equivalente a 10.500 caracteres. Dentro deste espaço, será analisado o que for possível, priorizando a ordem de apresentação das propostas em cada plano de governo apresentado. A análise será realizada por ordem alfabética dos candidatos, portanto, continuamos com as propostas de Dadá Westphal, do NOVO.

Educação

Dadá promete criar um programa intersetorial para que as Escolas Municipais funcionem em regime semelhante ao “24/7”, onde as instalações sejam usadas no turno e no contraturno, de domingo a domingo. Isso teria também o apoio de entidades civis organizadas. É uma proposta interessante, já que geralmente o regime de uso contínuo dos espaços escolares geralmente se limita aos ginásios e quadras esportivas.

- Continua após o anúncio -

Westphal quer criar um sistema de acompanhamento da aprendizagem trimestral, usando como referência o indicador internacional PISA, e a taxa de abandono a cada trimestre, para eventuais correções de rota. Ele também propõe profissionalizar a administração da secretaria e das escolas, com critérios técnicos no processo seletivo de todos os profissionais da rede, desenvolvimento profissional, monitoramento de desempenho e retenção de talentos.

O candidato do NOVO também quer criar um sistema de qualificação e valorização para professores e diretores de acordo com o resultado da aprendizagem. Aparece aqui, novamente, a questão da meritocracia no plano de governo. Outra proposta é a criação de um Centro de Formação para oferecer desenvolvimento profissional e garantir que os professores estejam preparados para promover novas estratégias de aula e o domínio dos conceitos-chave de cada disciplina.

Outras propostas na educação envolvem a oferta e a melhoria do serviço de internet banda larga na Rede Municipal de Ensino, a viabilização de parcerias público-privadas para manutenção e ampliação da estrutura física escolar, a criação de um curso de educação financeira e empreendedorismo, a criação do Plano Municipal da Primeira Infância, específico para o atendimento de bebês e crianças de zero a seis anos, e a criação do Vale Creche e do Vale Escola para aumento das vagas na Rede Municipal.

Saúde

Westphal quer ampliar as terceirizações da rede de atendimento do SUS em Chapecó. O candidato do NOVO também propõe o programa Menos Filas, que ampliaria os convênios para desafogar o sistema atual, dando agilidade nos atendimentos a exames e procedimentos ambulatoriais; além de estudar a ampliação da Policlínica Municipal.

Dadá promete criar um programa de atividades físicas em parceria com academias, órgãos esportivos, por meio de vouchers, para fomentar o mercado local na prevenção da saúde. Ele também propõe criar um centro de capacitação permanente e de gestão do conhecimento em Saúde Pública, e ampliar a Estratégia de Saúde da Família na esfera da atenção básica, o que aumentaria o número de médicos nos postos de saúde.

Cultura

Westphal quer privatizar os espaços culturais da Prefeitura. Isso é arriscado. Muitos eventos que ocorrem em Chapecó poderiam ser inviabilizados com esta situação, se não for precisamente estipulado que as taxas que atualmente são cobradas, principalmente para aluguel de espaços do Centro de Eventos e do Parque da Efapi, reduzam com a privatização. Difícil de confiar, possível de determinar na licitação.

Em contrapartida, o candidato do NOVO promete criar novos espaços culturais, e universalizar o acesso aos espaços públicos e eventos culturais, com o fomento ao uso dos palcos abertos e a redução da burocracia para os eventos. Dadá promete criar modelos de apoio à cultura que permitam a sustentabilidade e independência dos artistas a longo prazo. Mesmo com a cascata de dinheiro, principalmente federal, que atualmente existe para fomento, para Westphal, o financiamento cultural sobrecarrega demais a municipalidade.

Recadinhos

  • A partir de amanhã (21), a Condá FM entrevistará, no Sala de Debates, 64 dos 168 candidatos a vereador para a disputa eleitoral em Chapecó. As entrevistas serão de segunda a quarta-feira, e também na sexta-feira, sempre a partir das 8h45.
  • A distribuição das vagas para entrevista respeita a representação partidária no Congresso Nacional, conforme manda a legislação eleitoral.
  • Por sorteio, foi definido uma combinação que irá colocar quatro partidos por programa, ou seja, os candidatos sempre serão de siglas diferentes. As entrevistas prosseguem até o dia 30 de setembro.
  • Quando não houver entrevistas a candidatos ao Legislativo, haverão as sabatinas e debates com os candidatos a prefeito e vice-prefeito, conforme já anunciado, ou o tradicional debate com os colaboradores da Condá FM nas quintas-feiras.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp