
Estamos em um momento em que as famílias estão fragmentadas, e as nossas casas tomaram rumos de isolamento. Raramente temos situações de estarmos juntos ao redor da mesa ou no sofá para falar da vida, acertar os ponteiros, contar causos ou desabafar. Vivemos em uma sociedade onde somos incentivados a não valorizar os laços familiares de quem nos criou, e pelo egoísmo, até não pensar em cultivar ambientes saudáveis onde estamos, priorizando a correria do dia a dia e os objetivos pessoais.
A minha geração possui uma alta taxa de divórcios entre nossos pais, poucas referências de pessoas em que possam confiar, e uma alta influência das amizades construídas nas épocas escolares, universitárias e/ou laborais; além das seduções que as redes sociais proporcionam. A comunicação à distância que muitos exercem de forma exagerada fez com que muitos perdessem a capacidade de comunicação interpessoal. As pessoas não sabem conversar com Deus, e muito menos com outras pessoas, inclusive os da própria família.
Por isso, o projeto Casa de Paz, da Igreja Renovar em Cristo, de Chapecó, iniciou nesta semana uma nova temporada. A congregação de pouco mais de 2 mil membros é conhecida na região pelo trabalho realizado através dos pequenos grupos, que nada mais é do que uma adaptação local à visão celular que é aplicada em diversas denominações evangélicas do país, a exemplo da Igreja Batista Central de Belo Horizonte-MG, e a Igreja da Paz de Santarém-PA.
Entretanto, a ideia da Casa de Paz, que consiste em uma estratégia de duplas que organizam momentos de reflexão bíblica e oração na própria casa ou na casa de um amigo ou familiar, durante oito semanas; foi adaptado pela Renovar em Cristo a partir da experiência do pastor Danilo Figueira, da Comunidade Cristã de Ribeirão Preto-SP. Nesta igreja, a estratégia rendeu um grande crescimento de público nos cultos e na membresia.
Para esta nova temporada, a ideia da Renovar é fortalecer as famílias da própria igreja, reforçando conceitos bíblicos como o sacerdócio do pai, a submissão que a mãe precisa exercer e a honra que os filhos precisam dar, algo muito além da mera obediência. Temas como comunhão, perseverança, cura divina e livramento espiritual são tratados em mais de 600 residências, em uma jornada que encerra no domingo 12 de outubro, dia das crianças.
Em tempos onde se discute a adultização, e onde tantos outros temas familiares foram abordados na opinião pública, a Casa de Paz busca ser uma resposta provocativa e determinada. Mesmo que boa parte dos conceitos bíblicos sobre família sejam reprovados por boa parte da sociedade, quem defende a Palavra de Deus como verdade absoluta entende que obedecer a esses conceitos é o segredo para alcançar a paz onde vive e com os seus. Portanto, pergunto ao caro internauta: você tem paz em sua casa hoje?
Recadinhos
A nova edição do ClicRDC Impresso está circulando em Chapecó. Uma linha editorial desafiadora foi implantada pelo portal nesta edição, buscando o primeiro registro e o atual de diversos temas relacionados à capital do Oeste.
Neste jornal, assino cinco matérias, sendo três de política e dois de saúde, contando um extrato do início dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no município, assim como o início dos atendimentos profissionais na saúde pública e privada.
Desejo que esta cidade tenha paz em Jesus. Além do que pesquisei para o jornal e desta edição da coluna, entendo que o principal presente de aniversário que Chapecó pode ter é a sua própria rendição à Cristo, de forma racional e consciente.
Nesta segunda-feira (25), a coluna não circulará em função do feriado de aniversário de Chapecó, mas na Condá FM, o programa Primeira Hora terá a super edição de feriado, indo ao ar das 7h às 9h30 da manhã. Te espero em 98.9 FM!