🎧 Ouça a notícia
Foi-se o tempo em que se exercitar significava apenas cuidar da saúde. Praticar atividades físicas está se tornando cada vez mais um evento social ou até mesmo um substituto para os programas tradicionais entre amigos. Segundo a newsletter The News, uma pesquisa mostrou que 66% dos brasileiros preferem conhecer alguém em grupos de atividade física do que na balada.
Além disso, com base no comportamento de mais de 130 milhões de usuários ao redor do mundo, uma em cada cinco pessoas da Geração Z relatou ter ido a um encontro romântico com alguém que conheceu durante a rotina de treinos. No Brasil, a adesão a clubes de corrida cresceu 109%, o que representa o dobro da média mundial.
À medida que as redes sociais ocupam mais horas do nosso dia e aumenta a consciência sobre longevidade, praticar esportes parece deixar de ser algo opcional e passar a integrar a rotina, mesmo que por apenas 20 minutos, como no caso de 20% dos treinos registrados. Essa é uma excelente notícia para quem se preocupa com o progresso dos relacionamentos na sociedade.
De forma saudável e mais familiar, cada vez mais pessoas preferem formar amizades e relacionamentos amorosos com indivíduos fisicamente ativos. A má notícia é que os programas de exercício, conforme a pesquisa citada pelo The News, são mais curtos entre os jovens, deixando a entender que os mais velhos são aqueles que dedicam-se por mais tempo aos exercícios físicos.
E o acordo saiu! Mas, calma!
Os chefes de Estado do Mercosul e a representante da União Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram hoje (6) a assinatura do acordo de livre comércio, que visa à redução das tarifas de exportação entre os países desses blocos. As negociações se arrastavam há 25 anos. Se a França perdeu com o Carrefour, agora corre o risco de perder com todo o restante.
Segundo a Agência Brasil, apesar de as negociações terem sido concluídas, o acordo ainda precisa ser assinado. Os textos negociados passarão por revisão jurídica e serão traduzidos para os idiomas oficiais dos países da União Europeia. Em seguida, o acordo precisa ser aprovado internamente em cada uma das nações. Não há prazo para a finalização desse processo, ou seja, nada de redução de tarifas por hoje.
Recadinhos
- A campanha ‘Ajude o Claude’ segue arrecadando fundos para financiar a reabilitação de Claudenir de Morais, que sofreu um acidente de trabalho em 5 de novembro. As doações podem ser realizadas pelo site vaka.me/5202451.
- O programa Sala de Debates, da Condá FM, hoje, foi excelente. A conversa foi sobre a cultura de Chapecó com Fillipe de Quadros, presidente da Fundação Cultural da Prefeitura, e com Silvia Baggio, uma das gerentes da fundação.
- Fillipe adiantou que, no projeto de reforma administrativa da Prefeitura para o ano que vem, o prefeito João Rodrigues (PSD) quer retomar à pasta da Cultura o status de secretaria que possuiu durante o governo de Luciano Buligon.
- Em 2021, quando a Cultura passou a ser uma fundação, o setor reclamou muito. No entanto, a gestão da fundação foi excelente, o que convenceu o prefeito a reconsiderar.