Ouça a notícia:
O programa Sala de Debates da Condá FM recebeu ontem (18), o diretor da Auto Viação Chapecó, João Carlos Scopel. Devido à grande repercussão da coluna que publicamos com base na entrevista concedida pelo empresário, vamos compilar a opinião do internauta sobre o assunto, que atinge diretamente dezenas de milhares de pessoas.
Alguns internautas entendem que Scopel não está identificado com os passageiros da Auto Viação. A imagem do empresário é distante, como de alguém que ‘manda no prefeito’ e que não utiliza o transporte coletivo, segundo alguns comentários. Há diversas reclamações quanto à qualidade dos veículos. Apesar de serem novos ou seminovos, muitos usuários consideram-os péssimos, principalmente devido à ausência de ar-condicionado.
Outros internautas criticaram o fato da Auto Viação Chapecó ter conseguido fazer, nas palavras de Scopel, a Prefeitura assumir a instalação e manutenção dos pontos de ônibus. Eleitores da esquerda recordaram nas redes sociais a promessa feita por Pedro Uczai (PT) de que, se fosse eleito prefeito de Chapecó, implantaria a tarifa zero no transporte coletivo, proposta que foi alvo de críticas e piadas durante a campanha eleitoral.
Funcionários da Auto Viação vieram a público defender a empresa. Um dos motoristas sugeriu aos críticos andarem de ônibus durante um dia inteiro, fazendo os itinerários que ele faz, conhecer a sede da empresa (onde já estive), ouvir as reclamações que muitos passageiros fazem por causa do troco e entender o trânsito de Chapecó, que é péssimo, principalmente por nossa culpa, enquanto condutores. Inclusive, o motorista mencionou que paga a passagem…
Alguns comentários citam a falta de educação de alguns passageiros. Por exemplo, são vários os registros de cidadãos que ouvem música no alto-falante do celular. Internautas pedem punições para essas pessoas. A Prefeitura não ficou isenta das críticas. Comentários reprovaram a atitude alegada por Scopel de não ter sido chamado para a discussão da revisão do Plano de Mobilidade Urbana.
Entre os questionamentos, houve quem sugerisse permitir o estacionamento em vagas de ônibus nos horários sem embarque ou desembarque. Há gosto para tudo. Houve sugestões de internautas para a ampliação do número de locais na cidade para recarga dos cartões, algo que vejo essencial para a melhora do atendimento ao passageiro por parte da Auto Viação. Os comentários da população mostram que a coluna de ontem não foi uma propaganda, e sim, um relato de uma entrevista polêmica.
Recadinhos
- A campanha ‘Ajude o Claude’ continua arrecadando fundos para custear a reabilitação de Claudenir de Morais, que sofreu um acidente de trabalho em 5 de novembro. As doações podem ser realizadas pelo site vaka.me/5202451.
- A revisão do Plano Diretor de Chapecó foi aprovada sem alterações e por unanimidade pela Câmara de Vereadores. A expectativa é que a sanção da revisão seja realizada pelo prefeito João Rodrigues no sábado (21), às 10h.
- Neste dia e horário, haverá a inauguração do Parque Edir de Marco, o antigo Parque Medellín. São esperadas milhares de pessoas para um dia repleto de diversão e lazer.
- Cleiton Fossá (MDB) será o secretário de Captação de Recursos da Prefeitura de Chapecó. A pasta assume as funções da Secretaria da Casa Civil. Luiz Paulo Cararo (PSD) estará na nova Secretaria de Infraestrutura.