segunda-feira, julho 14, 2025
InícioPolítica e CotidianoA liberdade de pensamento e a opinião dos brasileiros

A liberdade de pensamento e a opinião dos brasileiros

Confira a edição de aniversário da coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Grupo Condá de Comunicação

A pesquisa mensal Latam Pulse, do instituto AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, mostra algumas opiniões dos brasileiros que fazem com que venhamos a lembrar do dia de hoje (14), em que é recordada a liberdade de pensamento, e o peso dessa opinião valoriza a importância de lutarmos por essa liberdade, e nos surpreendermos com o que os outros pensam. A Latam Pulse de junho ouviu 2.621 pessoas entre os dias 27 e 30 do mês passado, e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Me concentrarei nas opiniões da seção “Democracia na América Latina” da pesquisa. Quanto a AtlasIntel perguntou qual era o nível de interesse por política dos entrevistados, 65% afirmaram ter muito interesse, 28% afirmaram ter algum interesse e 7% afirmaram ter pouco ou nenhum interesse.

O nível de confiança dos brasileiros nas instituições mostra uma dependência ao Estado que me incomoda muito: 52% dos entrevistados confiam no Governo Federal e no Tribunal Superior Eleitoral. O Poder Judiciário tem uma confiança de 45% dos brasileiros, já as Forças Armadas possuem apenas 27% de confiança. A imprensa não passa dos 19%, e o Congresso Nacional possui apenas 8% de confiança.

- Continua após o anúncio -

Existe um consenso nacional de que a democracia é a melhor forma de governo para o Brasil, com 94% da população concordando com a existência do regime democrático. Entretanto, 54% dos brasileiros estão insatisfeitos com a forma como a democracia transcorre no país.

Para os entrevistados pela AtlasIntel, os dois principais objetivos da democracia devem ser garantir eleições livres e justas (52,8% das opiniões), e proteger as liberdades e os direitos individuais (41,8%). Quanto à implantação de ditaduras, 69% dos entrevistados não apoiariam um governo não democrático, mesmo se ele resolvesse problemas graves como criminalidade ou desemprego.

Na opinião de 74% dos brasileiros, o sistema político brasileiro não atende a contento às necessidades e demandas dos cidadãos comuns. Apenas 58% da população considera as eleições total ou razoavelmente justas e limpas no Brasil. Essa é a mesma porcentagem de pessoas que se sente total ou razoavelmente livre para expressar suas opiniões políticas sem medo de consequências, e de pessoas que consideram a imprensa e os meios de comunicação total ou razoavelmente livres para criticar o governo.

Apenas 29% dos brasileiros consideram a mídia no Brasil total ou razoavelmente independente de interesses políticos ou econômicos, e 39% dos entrevistados consideram a mídia no país totalmente controlada. Por fim, 76% dos brasileiros consideram que o país vive uma crise democrática, entretanto, acredito que a população não tem a capacidade de fazer um mea culpa dessa crise, pela incoerência sobre o que pensa e o que decide na urna. Mesmo assim, temos a liberdade de criar crises e opinar sobre elas.

Recadinhos
Encerradas as negociações entre o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos dos Serviços de Saúde de Chapecó e Região (SITESSCH) e o sindicato patronal.
No Oeste catarinense, o aumento salarial não terá ganho real. O reajuste de 5,2% no salário-base da categoria deixa o mínimo dos profissionais da saúde em R$ 1.978
Os direitos sociais da categoria foram mantidos por dois anos, no que diz respeito ao quinquênio, o prêmio assiduidade, e o adicional noturno superior ao que estabelece a CLT.
O presidente do SITESSCH, Fábio Fernandes, mencionou que as negociações só encerraram por causa da mediação solicitada pelo sindicato ao Ministério Público do Trabalho, e se disse inconformado pela ausência do ganho real no salário-base.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp