
Ouça a coluna:
O acidente de trânsito ocorrido no domingo (6), no Morro dos Cavalos, em Palhoça, onde um caminhão tanque tombou, derramou combustível na via e incendiou mais de 20 veículos, atraiu a cobrança de deputados estaduais de seis partidos na sessão de ontem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Conforme a Agência AL, os parlamentares querem prioridade política para a construção do túnel do morro na BR-101.
O deputado Sérgio Guimarães (União) questionou as autoridades: “O que está faltando para o túnel do Morro dos Cavalos sair do papel? Isso é discutido desde os anos 2000, a licença ambiental foi dada pelo Ibama. Não quero saber se é o presidente A ou B, se é de direita ou de esquerda, se será a Autopista ou a CCR, o DNIT ou o Governo do Estado, o que interessa é que o projeto saia do papel”.
Napoleão Bernardes (PSD) voltou a insistir na construção de uma via paralela à BR-101, a BR-102. O representante de Blumenau também pregou a unidade e criticou o governador Jorginho Mello (PL), que ainda não se reuniu com o presidente Lula (PT): “É hora de parar com o jogo do inimigo político, de não conversar com o governo, quando o resultado concreto é em favor da população. Quando o outro ganha, os dois têm de sentar na mesa”.
Vicente Caropreso (PSDB) ressaltou que as comunidades indígenas no entorno do Morro dos Cavalos estão favoráveis à construção do túnel. Jair Miotto (União) foi o único deputado da região Oeste a comentar o acidente em plenário: “Tivemos de retornar a Tubarão, ir a Gravatal, Armazém, São Martinho, São Bonifácio e BR-282, precisamos criar alternativas para que a mobilidade e a segurança sejam prestigiadas”, relatou o parlamentar quando explicou como conseguiu voltar de Chapecó para a Capital.
Alex Brasil (PL) lembrou que as interrupções do tráfego no local acontecem há muito tempo, e contou sua experiência com a tragédia: “No domingo, estava em Imaruí quando me deparei com a notícia. Para retornar tive de pegar muitos trechos sem asfalto da SC-435 e da SC-437, mais de quatro horas de viagem, muita gente usou essas pistas”. O deputado criticou duramente a Autopista, uma vez que foram as pessoas que afastaram as muretas de concreto que dividem a pista para evitar maiores danos materiais.
Pelo visto, o problema com as estradas é estruturante em todo o Estado. Fico com a opinião do colega Ânderson Silva: não é hora do Governo de Santa Catarina ficar garganteando que quer a estadualização da BR-282, e sim, ajustar as SCs 435 e 437, que não tem o asfalto concluído! Há um atraso histórico nos investimentos para as rodovias estaduais, mas a quem muito é dado, muito mais é cobrado, viu Jorginho?
No Oeste Catarinense, a SC-283 já poderia ser duplicada em diversos trechos diante da demanda de fluxo que possui! Com dinheiro sobrando em caixa, porque não acelerar as obras? E o Governo Federal precisa rever imediatamente a extensão do contrato da Autopista e despachar o projeto do túnel já, inclusive prevendo-o no novo contrato de concessão!
Recadinhos
- Idemar Baldoíno é um chapecoense que foi diagnosticado com câncer no esôfago em 2023, e luta para sua sobrevivência dia após dia.
- Conforme a filha, Patrícia Baldoíno, ele não está conseguindo se alimentar, pois está com o canal trancado devido ao câncer, então vai precisar fazer uma cirurgia esofágica com urgência para continuar sua luta.
- Sem essa cirurgia, Idemar não vai conseguir aguentar as quimioterapias, pois está muito debilitado. Por isso, foi aberta uma Vakinha para arrecadar R$ 20 mil, a fim de pagar essa operação.
- Se você puder contribuir com qualquer valor, mande um PIX para [email protected] ou doe com cartão de crédito no site vaka.me/5432431