Ouça a notícia:
O programa Sala de Debates de hoje (13) recebeu o promotor de justiça Simão Baran Júnior e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública de Chapecó, Márcio Bueno, para falar sobre o Anuário da Segurança Pública de Chapecó, publicado na sexta-feira passada (6). Simão ressaltou que a coleta de dados foi artesanal, devido à que os bancos de dados das corporações policiais e do Poder Judiciário não são integrados e totalmente digitalizados.
Márcio afirma que o documento ajuda no planejamento e diagnóstico do combate ao crime na capital do Oeste, vindo ao encontro da necessidade de entender o que deve ser prioridade para as forças de segurança. Simão ressalta que o crime de roubo caiu 67% entre 2017 e 2023 em Chapecó devido à maior taxa de esclarecimento das ocorrências, que apesar de ser apenas 17%, é suficiente para a grande redução da prática deste crime. No ano passado, ocorreu um roubo para cada mil habitantes na cidade.
Bueno explica que em áreas da cidade onde há maior incidência de roubo, o Conselho de Segurança Pública consegue mobilizar as forças de segurança para realizarem ações especiais para combate ao crime. O presidente do Conselho citou que a Guarda Municipal já cumpriu 64 mandados de prisão em 2024, superando as 57 do ano passado. A jornalista Raquel Lang opinou que o roubo não pode ser normalizado pela sociedade. Simão aponta que as redes de câmeras de segurança também ajudaram na diminuição dos roubos.
Para o promotor Simão, Chapecó teve em 2023 o melhor ano em segurança pública dos últimos 30 anos, principalmente na questão dos homicídios, que totalizaram 21 ocorrências, deixando o município abaixo do teto de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes, que é considerado ‘aceitável’ pela ONU. O promotor ressalta que o homicídio é um crime que pode ser prevenido, principalmente trabalhando a cultura de paz, mas afirma que esse não é um processo fácil.
Márcio ressalta que os homicídios em Chapecó envolvem mais impulsos e menos planejamento. Ele também aponta que a maioria dos crimes ocorre no fim de semana, pois é neste período onde o consumo de bebida alcoólica aumenta. O presidente do Conselho afirma que a Prefeitura não tem poder para reprimir de forma independente o crime de receptação, mas que há uma lei em vigor que cassa o alvará de ferro velhos que vendem produtos vindos de furtos desde 2023.
Recadinhos
- A campanha ‘Ajude o Claude’ continua arrecadando fundos para custear a reabilitação de Claudenir de Morais, que sofreu um acidente de trabalho em 5 de novembro. As doações podem ser realizadas pelo site vaka.me/5202451.
- Donald Trump foi escolhido pela Revista Time como a Pessoa do Ano. Essa é a segunda vez que o ex e próximo presidente dos Estados Unidos recebe a nomeação. A outra foi em 2016, justamente o ano da primeira vitória nas eleições.
- Ele assume o governo no dia 20 de janeiro, e tudo o que ele aponta até aqui mostra um governo com altas doses de nacionalismo, protecionismo e conspirações. Nada está livre de ser abalado no país mais poderoso do mundo com Trump no poder.
- Na próxima semana, estarei no comando do programa Primeira Hora da Condá FM, já que o âncora Gladir Azambuja estará em viagem. Convido você a ficar bem informado conosco de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h40, em 98.9 FM.