OUÇA AO VIVO

InícioPolítica e CotidianoA força do rádio em Santa Catarina

A força do rádio em Santa Catarina

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Jornalista André Lazzari

🎧 Ouça a notíci

Durante esta semana, foi publicada a pesquisa anual sobre o rádio catarinense feita pela IRP Rádios entre 11 de março e 3 de abril deste ano, a pedido da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). Mais uma vez, os dados mostram como o rádio é indispensável para o cotidiano da população.

Conforme a IRP, oito em cada 10 catarinenses ouvem rádio por pelo menos uma vez a cada 14 dias, e seis em cada 10 o fazem diariamente. A pesquisa afirma que 40% dos catarinenses ouvem rádio no carro, e apenas 20% ouvem no celular, mostrando o quão bem usado é o aparelho de rádio convencional. Quem utiliza dispositivos como celulares e computadores, para ouvir rádio em Santa Catarina, admite usar aplicativos como Spotify, YouTube e Instagram. A assistente virtual Alexa também foi mencionada.

- Continua após o anúncio -

Em 30 dias, o rádio no Estado alcança pelo menos 73% da população de todas as faixas etárias. Entretanto, a população entre 45 e 59 anos é a que mais ouve emissoras. Mais de 40% dos entrevistados lembra ter ouvido algum comercial de rádio nos últimos 30 dias. Conforme a IRP, os picos de audiência chegam a quase 2 milhões de ouvintes durante a manhã em Santa Catarina, considerando todas as emissoras do Estado. Em Chapecó, os picos chegam a quase 70 mil ouvintes.

A IRP considera que o horário nobre do rádio em Santa Catarina vai das 8h às 19h, pois este é o horário em que, pelo menos, um milhão de pessoas estão ouvindo rádio no Estado. Em Chapecó, o piso, nesse horário, é de 35 mil ouvintes. Os catarinenses ouvem em média de sete a oito horas de rádio por dia, praticamente o dobro do tempo gasto vendo televisão. O dia da semana em que mais se passa tempo ouvindo rádio em Santa Catarina é o sábado.

Quanto à consideração com o rádio, 70% dos ouvintes consideram o rádio um companheiro, 73% opinam que o rádio é prático, e 72% acham o meio de comunicação divertido. Nos blocos de renda, quem mais ouve rádio ganha entre dois e cinco salários mínimos, ou seja, é das classes C e D. A principal motivação dos catarinenses para ouvir rádio é a música, com 69% das preferências. Na sequência vem as notícias, com 65%. Os podcasts motivam um terço dos catarinenses a ouvirem rádio.

A credibilidade do rádio é grande na opinião pública. Conforme a IRP, 64% dos catarinenses confiam nos comerciais que ouvem nas emissoras, e 63% afirmam que as propagandas de rádio são mais confiáveis do que as da internet. Entre os estilos musicais preferidos pelos catarinenses, o sertanejo dispara com 57% das preferências, seguido por um empate triplo entre o rock (somando músicas nacionais e internacionais), a música gauchesca e a música evangélica, com 24% das preferências.

O rádio continua sendo o meio de comunicação em que os catarinenses mais confiam. Seis em cada 10 pessoas no Estado acreditam no que é dito nas emissoras. Para efeito de comparação, a TV tem a confiança de quatro em cada 10 catarinenses. Por fim, as plataformas digitais são responsáveis por 18% da audiência e 25% do alcance do meio rádio em Santa Catarina.

Recadinhos

  • Nova previsão do instituto Polling Data para o 2º turno em São Paulo: Ricardo Nunes (MDB) seria reeleito com 58,4% dos votos válidos, contra 41,6% de Guilherme Boulos (PSOL).
  • Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a Polling Data atualizou os números e deu vantagem para Paulinho Freire (UNIÃO), que subiu de 50,5% para 53% dos votos válidos, contra 47% de Natália Bonavides (PT).
  • Em João Pessoa, capital da Paraíba, Cícero Lucena (PP) encaminha uma tranquila reeleição. Segundo a Polling Data, ele chegaria a 66,7% dos votos válidos, contra 33,3% do ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL).
  • Na capital do Pará, Belém, o deputado estadual Igor Normando (MDB) seria eleito com 57,8% dos votos válidos. O delegado Eder Mauro (PL) faria 41,2%.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp