
Com o falecimento do Papa Francisco, a Igreja Católica se prepara para um novo conclave. O Brasil, que tem a maior população católica do mundo, conta hoje com sete cardeais aptos a votar na escolha do próximo pontífice. Entre os nomes cotados, está Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, com forte atuação na Cúria Romana.
A enquete revelou que metade dos participantes acredita que a escolha de um papa brasileiro seria uma conquista histórica tanto para o Brasil quanto para a Igreja Católica. Ao todo, 325 pessoas participaram da pesquisa.
Dos votantes, 50% (164 votos) afirmaram que um pontífice brasileiro representaria um marco importante. Por outro lado, 32% (103 votos) consideram improvável que os cardeais optem por um brasileiro para liderar a Igreja. Outros 18% (58 votos) disseram não ter opinião formada sobre o tema.
O debate ganhou força após o falecimento do Papa Francisco, com a expectativa em torno do próximo conclave. A possibilidade de um latino-americano — e, mais especificamente, um brasileiro — ser eleito para o papado movimenta opiniões e sentimentos em todo o país.