Vídeo: Brasileiro que sobreviveu a erupção de vulcão na Itália filmou explosão com celular

O amigo do brasileiro, Massimo Imbasi não conseguiu escapar e morreu

Informações BBC News Brasil

Brasileiro registrou erupção de vulcão na Itália — Foto: Thiago Takeuti /BBC

Na última quinta-feira (4), um dos vulcões mais ativos da Europa, localizado na ilha Stromboli, na costa da Sicília, na Itália. O brasileiro Thiago Takeuti e o italiano Massimo Imbasi faziam uma excursão na ilha. Thiago sobreviveu, mas Massimo morreu. O vulcão, ativo há mais de dois mil anos, mede 920 metros de altura e prossegue por 2.400 metros abaixo do nível do mar.

“De repente, ouvimos uma explosão. Olhamos para cima e vimos uma chuva de lava solidificada que caia por todo lado, era uma chuva de detritos do tamanho de um fogão, ou de uma máquina de lavar”, conta o brasileiro Thiago Takeuti.

Takeuti filmou com seu celular parte das atividades do vulcão. As imagens mostram cenas de deslizamento e a explosão, com pedras, fumaça e lava sendo lançadas.

À BBC News Brasil, o brasileiro contou como escapou e tentou ajudar o amigo.

“Encontramos um espaço onde o fogo já tinha se apagado, mas o solo estava fervendo. Mas a partir daí o Massimo começou a passar mal e acabou caindo sentado. Acho que ele estava desidratado.”

“Tentei impedir que ele se deitasse no chão quente para não piorar a situação, mas vi que ele estava com a respiração acelerada, e perdendo consciência. Agachado, comecei a dar tapas no rosto dele e a fazer respiração boca a boca, apoiando as costas dele nas minhas pernas. Ele chegou a voltar a respirar umas três ou quatro vezes, mas aí não voltou mais. Tentei fazer massagem cardíaca com força, mesmo não sabendo muito como fazer. Tentei em todos os modos de salvar a vida dele.”

Takeuti disse que a primeira pessoa a encontrá-los foi um guia turístico, que o ajudou a descer a montanha.