OUÇA AO VIVO

InícioMUNDOPresidente da Bolívia denuncia golpe após invasão de palácio

Presidente da Bolívia denuncia golpe após invasão de palácio

“Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano. A democracia deve ser respeitada”, escreveu o presidente

Foto: Divulgação/X/@LuchoXBolivia

O presidente da Bolívia, Luis Alberto Arce Catacora, denunciou um golpe de estado nesta quarta-feira (26), após o Exército Nacional invadir o palácio presidencial, em La Paz, capital do país. O fato repercutiu no Brasil e o Ministério das Relações Exteriores, divulgou uma nota com uma ‘Condenação brasileira à tentativa de golpe na Bolívia’.

“Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano. A democracia deve ser respeitada”, escreveu Luis Alberto Arce Catacora no X, antigo Twitter.

Após a ação, o presidente destituiu o comandante do Exército, Juan José Zuñiga. Arce acusou Zuñiga de ter arquitetado o golpe.

- Continua após o anúncio -

Veja a nota do Ministério das Relações Exteriores

Condenação brasileira à tentativa de golpe na Bolívia

O Governo brasileiro condena nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país.

O Governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao Governo e povo bolivianos. Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região. Esses fatos são incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o MERCOSUL, sob a égide do Protocolo de Ushuaia.Categoria

Comunicações e Transparência Pública

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se