OUÇA AO VIVO

InícioMateus MontemezzoUsuários empilham reclamações contra Transporte Coletivo de Chapecó

Usuários empilham reclamações contra Transporte Coletivo de Chapecó

Confira a coluna do jornalista Mateus Montemezzo:


Foto: Rangel Agnolin/ Grupo Condá de Comunicação

As reclamações de atrasos nas viagens da Auto Viação Chapecó continuam – e estão aumentando, a cada dia. Os usuários estão irritados com a irregularidade nos horários na prestação do serviço. Temos recebido, através do programa Som e Café News, da Oeste Capital, dezenas de mensagens de pessoas que estão sendo frequentemente prejudicadas pela falta de responsabilidade e empatia da empresa. Regiões do Vederti, Passo dos Fortes, Paraíso, Av. Nereu Ramos, Zanrosso, Esplanada, Attilio Fontana, Santo Antônio, Quedas do Palmital, Cristo Rei, Mirante do Sul, BRF, Monte Castelo, Av. Fernando Machado, foram alguns dos pontos que foram registrados atrasos pelos ouvintes. Não é uma situação pontual, virou problema de todo dia.

Fiscalização

Em 2019, a Auto Viação foi a vencedora de licitação para o transporte público de Chapecó. São 25 anos de contrato, até 2044! Este foi o segundo edital de licitação do setor na história da cidade. No contrato, estão previstas obrigações que competem a empresa. A Auto Viação não pode, simplesmente, deixar de lado os horários das suas linhas, que estão publicadas em seu site. Como fica o trabalhador que precisa chegar no horário na sua empresa? E os estudantes, nas escolas? Os idosos vão sair da Efapi até o Presidente Médice de a pé? É necessário fiscalização, cobrança, por parte da Prefeitura. E se não resolver, o Ministério Público precisa tomar as providências necessárias.

- Continua após o anúncio -

O que diz a Auto Viação

Uma nota, padrão, foi enviada para a imprensa no mês passado. Vamos publicar na íntegra. Deixando claro que, mesmo citando supostos “congestionamentos” na cidade, já recebemos registro de atrasos no domingo – em que o fluxo de veículos é muito menor em relação aos dias da semana. E pasmem, teve reclamação anônima de um estagiário da própria Auto Viação, que está chegando atrasado em seu trabalho por conta dos problemas nos horários das lotações.

Confira a nota na íntegra

A propósito de eventuais atrasos em determinados horários, a Auto Viação Chapecó esclarece que decorrem de duas situações, uma delas referente a congestionamentos no trânsito e outra à dificuldade de contratação de motoristas. Quanto aos congestionamentos, de acordo com a empresa ocorrem principalmente nas linhas em direção ao Bairro Efapi. Nos horários de pico, especialmente ao meio-dia, envolvem trajetos da Avenida Fernando Machado e nas proximidades da Arena Condá.

Em relação à falta de motoristas, desde o ano passado vem sendo enfrentado esse problema, inclusive por empresas transportadoras de cargas. Para suprir a necessidade, a empresa tem publicado anúncios em emissoras de rádio de Chapecó e região. Em decorrência do quadro não preenchido, eventualmente há necessidade de que um motorista complete uma viagem para seguir outro roteiro, em função do fluxo de viagens, que chegam à média de 900 em dias de semana. Além da redução desses profissionais no mercado de trabalho, quando ocorre a contratação são necessários o treinamento e a realização de exame toxicológico, processos normalmente demorados, na faixa de 15 dias para serem concluídos.

Sua reclamação na coluna

Os leitores estão convidados a enviarem suas observações, reclamações e sugestões através do e-mail: [email protected]

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

123,931FansLike
45,000FollowersFollow
59,503FollowersFollow
6,620SubscribersSubscribe