Uma das maiores obras da história do Oeste catarinense iniciou em Chapecó nesta semana. Os tubos de aço foram descarregados no bairro Vila Real, nos altos da Rua John Kennedy, e os trabalhos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) em relação ao Rio Chapecozinho estão em andamento.
Uma equipe de profissionais desembarcou no local na manhã desta sexta-feira (15), dando sequência a abertura das valas. A promessa é de turbinar de uma vez por todas o fornecimento de água nas cidades de Chapecó, Cordilheira Alta, Xanxerê e Xaxim. E claro, de quebra, encerrar os problemas históricos durante os períodos de estiagem. Mais de 500 mil moradores serão impactados diretamente.
Novo asfalto e entrega
A região do Vila Real ganhará um trabalho de asfaltamento nos próximos meses, por isso, a CASAN já antecipará suas obrigações no local para não provocar futuros problemas no bairro. Na outra ponta – região de Bom Jesus/Xanxerê –, 8 km já estão concluídos, com a adutora instalada.
Já o assentamento está praticamente concluído em todo o trecho, com exceção de locais na SC-480, onde algumas rochas atrapalham a colocação dos tubos. Hoje, são mais de 100 funcionários à disposição em prol da obra.
Entrega
A previsão é de finalizar a instalação completa da adutora em 2024. Hoje, os trabalhos estão dentro do cronograma, anunciados antecipadamente pela CASAN. Pelas apurações que obtive nos bastidores, o investimento total deverá passar de R$ 400 milhões.
Fale com a coluna
Os canais de comunicação desta coluna seguem à disposição. Pelo WhatsApp da Rádio Oeste Capital, (49) 3361-3130, das 7h às 10h ou das 17h às 20h, ou pelo e-mail [email protected]. Sugestões, dúvidas, críticas, novas pautas, fique à vontade para contribuir. Aliás, tudo que chegou na semana passada sobre o assunto “transporte público” foi registrado e encaminhado ao setor competente de fiscalização.