Segue em Chapecó o árduo trabalho de recenseamento demográfico. Fomos buscar as informações atualizadas com a Coordenadora de Área do IBGE, Cristiane Lazzarin. Até a manhã desta terça-feira, dia 20, a equipe do Instituto já havia contabilizado 225 mil habitantes no maior município do Oeste de Santa Catarina. O número já se aproxima da estimativa formulada pelo próprio IBGE, que era de 227 mil pessoas.
Como a estimativa se baseia numa linha de tendência baseada dos anos anteriores, e não em números concretos levantados pela contagem de campo, já havia a expectativa empírica de que a população chegasse na casa de, pelo menos 250 mil pessoas. E essa é uma marca alcançável – e até diria, bem possível de alcançada. Isso por que, até hoje, os recenseadores visitaram 100.169 mil residências, incluindo casas, prédios e outras moradias. E ainda faltam pelo menos 19,4 mil domicílios na lista oficial do IBGE, de pessoas que não estavam em casa no momento da entrevista.
Num cálculo simples, sem levar em consideração qualquer outro fator, a estimativa fundamentada nos números alcançados até o momento é que Chapecó atinja a casa de 268 mil pessoas, caso a média de moradores por residência siga no índice de 2,24.
Números gerais, com dados colhidos até essa manhã de terça-feira, dia 20
Domicílios visitados: 100.169
Pessoas recenseadas: 225.138
Total de domicílios que ainda não foram recenseados, devido à ausência de pessoas na casa: 19.410
Prazo para finalização
Devido ao curto espaço de tempo e as dificuldades em colher as informações, o Censo de Chapecó será finalizado em 2023. O prazo para entrega está agendado para o mês de março.
Fale com a coluna
Fale com a coluna pelo e-mail: [email protected]. Sugestões, dúvidas, críticas, novas pautas, estamos abertos aos assuntos que chegarem. Também é possível deixar sua mensagem pelo (49) 3361-3130, nas manhãs e fim de tardes da Rádio Oeste Capital.