sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioKauê e July por aíPatagônia, o paraíso Sul-Americano! Parte 4: Bariloche e Ushuaia

Patagônia, o paraíso Sul-Americano! Parte 4: Bariloche e Ushuaia

Leia a coluna de Kauê Vinícius e Juliana Spíndula

Hoje vamos encerrar nosso especial de agosto sobre destinos que visitamos na Patagônia.
Falamos sobre lugares que são um verdadeiro paraíso para os aventureiros, mas hoje vamos falar de destinos mais voltados a quem quer ver a beleza da Patagônia, mas com mais conforto.

E dentre os destinos belos, porém confortáveis, se destacam as famosíssimas Bariloche e Ushuaia. Primeiramente, vamos falar sobre a queridinha dos brasileiros, se tratando de Patagônia: a badalada Bariloche.

Onde fica

San Carlos de Bariloche, popular Bariloche, está localizada na província de Rio Negro junto ao enorme lago glacial Nahuel Huapi, região que corresponde à Patagônia norte. É na região de Bariloche – inicia a 85 km de distância – que fica a famosa Região dos Sete Lagos, caminho entre Villa La Angostura e San Martin de Los Andes: Lago Lácar, Machónico, Villarino, Falkner, Escondido, Espejo e Correntoso.

- Continua após o anúncio -

Quando ir

Muitos brasileiros, quando pensam em Bariloche, já relacionam com neve e estações de esqui.
E é no inverno que a cidade fica cheia – cheia mesmo – de brasileiros em busca de frio e neve.

É Bariloche que está localizada uma das maiores estações de esqui da América do Sul: o Cerro Catedral. E todo mundo sabe que Bariloche é famosa pelos chocolates, então quer estação melhor que o inverno para comer MUITO chocolate?

Mas o que nem todo mundo sabe é que o verão também é alta temporada na cidade. É no verão que os argentinos vão em peso à região para aproveitar os lagos, montanhas e praias – sim, praias – com águas geladas e paisagens de tirar o fôlego.

Claro que não são praias com areia, na verdade são pedras, mas que em dias de calor, os turistas arriscam mergulhos. As temperaturas podem passar dos 30°C durante o dia, embora as noites sejam sempre frias.

No verão os lagos estão no auge da beleza, os dias são longos e estradas como a Rota dos Sete Lagos e o Circuito Chico são simplesmente deslumbrantes. O passeio até o Cerro Tronador e o Ventisquero Negro é mais completo no verão também.

Resumindo: quer frio, neve, aquele chocolate quente, comer muito bem sem culpa e esquiar?
Vá no inverno que a diversão é garantida! Quer paisagens com lagos em vários tons de azul e verde, natureza no auge da beleza, fazer atividades ao ar livre e montanhas com picos nevados?
Vá no verão e aproveite ao máximo!

Como chegar

O Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria, inaugurado em 1954, é o quarto maior aeroporto da Argentina e a principal porta de entrada da região de San Carlos de Bariloche.
Com voos de diversas cidades da Argentina, e em alta temporada voos diretos para o Brasil, essa é a opção mais rápida e confortável para se chegar a região.

Outra opção é chegar a cidade de ônibus. Existem linhas diretas de Buenos Aires até Bariloche em uma viagem de mais de 20h. Nós fizemos essa viagem com a Via Bariloche e foi bastante confortável.

As poltronas eram leito e foram oferecidas 3 refeições durante o trajeto. É uma boa opção para quem quer economizar uma diária de hospedagem e acompanhar a mudança na vegetação. Você adormece no pampa argentino e acorda na estepe patagônica.

Muitos viajantes incluem Bariloche em uma road trip pela Argentina e é uma ótima pedida.
As estradas estão em ótimo estado e ainda dá para dirigir pelas estradas cênicas da região.

O que fazer

Bariloche é um destino que combina com conforto e passeios de um dia. Claro, existem opções de trekking na região que são lindos, mas os lugares perfeitos para esse tipo de turismo estão mais ao sul, como os destinos que falamos anteriormente: Torres Del Paine e El Chaltén.

Mas caso você queira muito fazer trekking, existem sim opções interessantes como o Cerro Llao Llao, Baía Lopez, Lago Escondido e os mais famosos: Travessia dos Quatro Albergues e Cerro Tronador. Para quem quer aproveitar sem esforço físico esses são alguns dos principais destaques da região:

  • Cerro Catedral: principal ponto turístico de Bariloche, é nesse local que fica uma das maiores estações de esqui da América do Sul.
  • Rota dos 7 Lagos: famosa e cênica estrada entre as cidades de San Martín de los Andes e Villa La Angostura na província de Neuquén, na Patagônia Argentina.
  • Circuito Chico: passeio mais tradicional de Bariloche, é um city tour que dura aproximadamente 4 horas e passa por 65 km na margem sul do lago Nahuel Huapi.
  • Navegação a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes: um dos passeios mais tradicionais da cidade a navegação que leva até um bosque com as lindas árvores Arrayanes, que dizem ter inspirado Walt Disney a fazer o desenho Bambi.
  • Confeitaria Giratória do Cerro Otto: famosa confeitaria giratória que está localizada a 1.405 metros de altura, no ponto mais alto do Cerro Otto.
  • Cerro Tronador e Ventisquero Negro: ótimo passeio que leva o turista a paisagens deslumbrantes.
    O Cerro Tronador é um vulcão ativo – embora adormecido – que se destaca por ser o mais alto morro da região. No caminho há uma parada no Ventisquero Negro, uma geleira no alto da montanha com colocação escura.
  • Cerro Campanário: talvez a mais linda vista da região. Dizem que a National Geographic categorizou o Cerro Campanário como uma das 8 melhores vistas do mundo! E realmente a vista é deslumbrante.

Onde se hospedar

Opções não faltam na cidade. Desde hostels até hotéis 5 estrelas. Nós ficamos em dois hotéis durante nossa passagem pela cidade:

  • Hotel Tres Reyes: com localização fantástica, bem no centro da cidade e com linda vista para o lago, é uma ótima opção para quem busca um bom custo/benefício. Valor a partir de R$ 550 a diária para DEZEMBRO/2022
  • Llao Llao & Resort, Golf – Spa: o resort 5 estrelas é o principal hotel da região e um dos principais da América do Sul. O icônico hotel foi inaugurado o 9 de janeiro de 1938 e totalmente destruído em 26 de outubro de 1939 por um incêndio. Foi reinaugurado em 15 de dezembro de 1940, sendo fechado em 1978 e reaberto em julho de 1993 como Llao Llao & Resort, Golf – Spa. A vista do hotel é impressionante e a estrutura é fantástica com piscina aquecida, restaurantes, campo de golf e muito mais. O preço é salgado mas vale todo o investimento, a partir de R$ 1 400 a diária para DEZEMBRO/2022

OUTRAS OPÇÕES:

  • Italia Inn Hostel
  • Gran Hotel Panamericano – 3 estrelas
  • Design Suites Bariloche – 4 estrelas
  • Hotel Panamericano Bariloche – 4 estrelas
  • Charming Luxury Lodge & Private Spa – 5 estrelas

Ushuaia é outro destino entre os queridinhos dos brasileiros. Por muitos anos foi a cidade mais ao sul do mundo, posto perdido recentemente – há controvérsias – para Puerto Williams, do Chile.

Onde fica

Ushuaia é uma das cidades mais turísticas da Argentina. Está localizada no arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul, conhecido como “fim do mundo”. A cidade fica situada entre a Cordilheira Martial e o famoso Estreito de Beagle.

O Estreito de Beagle, ou Canal de Beagle, recebeu esse nome por conta do navio HMS Beagle, que fez expedições pelo canal. Na segunda viagem do navio estava, entre os exploradores a bordo, um personagem de importância mundial: Charles Darwin. Foi nessa região que parte do premiado filme “O Regresso”, com Leonardo Di Caprio, foi filmado.

Quando ir

Assim como Bariloche, Ushuaia é muito famosa para os brasileiros devido a neve e ao Cerro Castor, que é a estação de esqui mais austral da América do Sul. Mas é no verão que a cidade ganha mais vida e uma das principais atrações da região está presente: os pinguins.

Também nesse período do ano os dias são bem longos, a navegação no Estreito de Beagle é mais confortável com uma vida marinha exuberante e as temperaturas são mais amenas.

Como chegar

Ushuaia é o destino final – na verdade metade pois tem a volta rsrsrs – de praticamente toda road trip pela América do Sul. Viajantes buscam chegar até esse ponto no extremo sul para coroar uma viagem por esse continente fantástico. Dito isso, carro é uma das opções mais utilizadas para se chegar na cidade.

O Aeroporto Internacional Ushuaia – Malvinas Argentinas, inaugurado em 27 de novembro de 1995 é o aeroporto que serve a cidade de Ushuaia, província de Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina. Está localizado a 4km do centro da cidade.

Essa é a opção mais confortável para chegar a Ushuaia. Mas prepare-se… Pousar ou decolar na cidade geralmente é com emoção, pois os ventos são intensos e sobrevoar a Cordilheira dos Andes em baixa altitude faz com que o avião chacoalhe um bocado. Não há nenhum risco para a segurança, já que os aviões são feitos para suportar turbulência muito severas, mas que dá um frio na barriga, isso dá.

Outra opção é chegar a cidade de ônibus. Não é a mais confortável e rápida, mas é certamente a mais econômica. Existem linhas diretas partido de cidades argentinas e de Punta Arenas, no Chile.

Por fim, muitos viajantes chegam a Ushuaia por via marítima. Cruzeiros atracam todos os dias durante o verão no porto da cidade. Dali, inclusive, partem cruzeiros e expedições rumo a Antártica – ou Antártida, tanto faz.

O que fazer

No inverno o frio é intenso e os dias são mais curtos. Nesse período, geralmente o foco é esquiar, além do passeio de trem que é lindo o ano todo. Já no verão, as atividades ao ar livre como passeio na ilha dos pinguins, navegação e trekking são o ponto forte:

  • Cerro Castor: localizado a apenas 26 quilômetros de Ushuaia, é um dos passeios que mais parte do centro da cidade. No inverno as pistas de esqui ficam lotadas.
    O local que conta com pistas para todos os níveis de esquiadores, tanto para os iniciantes, como intermediários ou avançados.
  • Trem do Fim do Mundo: um dos mais famosos e lindos passeios da cidade. Os trilhos foram construídos devido à necessidade de suprir a prisão de Ushuaia com madeiras, pedras e outros materiais.
    Anos após o fechamento da prisão o Trem do Fim do Mundo virou uma atração turística.
    Com duração de aproximadamente 1h, o trajeto hoje conta com 7 quilômetros, apenas uma parte do trajeto original, que contava com 25 quilômetros.
  • Navegação Canal Beagle: clássico passeio onde é possível navegar pelo famoso estreito e avistar a vida marinha. Uma opção que nem todas as operadoras de turismo oferecem é navegação + caminhada pela Estância Harberton.
  • Laguna Esmeralda: lindo lago com cor verde-esmeralda acessível após uma trilha de média/alta dificuldade. É uma das opções mais belas do verão na cidade.
  • Glaciar Martial: lugar que conta com uma vista privilegiada para o Canal de Beagle e para a cidade de Ushuaia, a mais de mil metros acima do nível do mar. Pode ser acessada por trilha ou também com um teleférico.
  • Ilha Martillo: ilha onde milhares de pinguins adultos e filhotes podem ser observados em seu habitat. Mas atenção, existem dois tipos de passeio para observação de pinguins, e apenas em um deles é possível desembarcar na ilha.

Onde se hospedar

Ushuaia conta com uma ótima variedade de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Quando visitamos a cidade ficamos hospedados em dois hotéis:

  • Hotel Albatroz: localizado em frente ao Canal de Beagle, a 1 minuto a pé do Porto de Ushuaia e do centro comercial da cidade, conta com uma ótima estrutura e um café da manhã sensacional. Apenas a acústica do hotel não nos agradou. Havíamos feito a reserva em um hotel inferior mas, devido a lotação, nos colocaram no Albatroz. Valor a partir de R$ 1.050 a diária para DEZEMBRO/2022
  • Arakur Ushuaia Resort & Spa: hotel 5 estrelas fantástico. Com uma estrutura simplesmente espetacular e a mais linda vista da cidade. O café da manhã é simplesmente fantástico e o quarto – enorme e totalmente automatizado – foi o melhor que já nos hospedamos em todas as viagens que fizemos.
    A localização é distante do centro, mas conta com transfer gratuito durante todo o dia. Valor a partir de R$ 1.700 a diária para SETEMBRO/2022

OUTRAS OPÇÕES:

  • B&B Nahuel en Ushuaia
  • Mysten Kepen B&B
  • Las Hayas Ushuaia Resort – 5 estrelas
  • Los Cauquenes Resort + Spa + Experiences – 5 estrelas

Na próxima semana, no último post da série, vamos falar sobre uma hospedagem pra lá de inusitada, bem pertinho de Chapecó. Gostou das nossas dicas? Então siga @kaueejulyporai no Instagram, e nos ajude a continuar divulgando destinos. Na próxima semana traremos mais dicas para você! Até lá…

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp