domingo, novembro 24, 2024
InícioJustiçaSTJ afasta desembargadores de MS por esquema de venda de sentenças

STJ afasta desembargadores de MS por esquema de venda de sentenças

Operação da Polícia Federal revela participação de advogados, filhos dos magistrados, no esquema que envolve lavagem de dinheiro e corrupção

Agente da Polícia Federal (PF) em ação que apura venda de sentenças no Poder Judiciário (Foto: Divulgação/PF)

🎧 Ouça a notícia

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta quinta-feira (24), afastar por 180 dias cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) suspeitos de participação em um esquema de venda de sentenças. Entre os afastados, está o presidente do TJ-MS, Sérgio Fernandes Martins, e os desembargadores Vladimir Abreu da Silva, Marco José de Brito Rodrigues, Sideni Soncini Pimentel e Alexandre Aguiar Bastos.

Além do afastamento, o STJ autorizou a Polícia Federal (PF) a cumprir 44 mandados de busca e apreensão, com o apoio da Receita Federal, em cidades como Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Brasília (DF) e São Paulo (SP). A operação envolve cerca de 200 agentes da PF, que estão investigando crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas dentro do Judiciário.

- Continua após o anúncio -

Essa ação é um desdobramento da Operação Mineração de Ouro, iniciada em 2021, que investigou a possível participação de membros do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul em atividades criminosas. Os desembargadores afastados deverão usar tornozeleira eletrônica e estão proibidos de frequentar órgãos públicos e se comunicar com outros investigados enquanto durarem as investigações.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp