O governo federal brasileiro planeja realizar, em 2025, 87 concessões no setor de infraestrutura de transportes, totalizando investimentos de R$ 106,42 bilhões. Essa estratégia visa suprir a carência de recursos públicos e promover melhorias em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.
Concessões em rodovias
Entre os projetos previstos, destacam-se as concessões de seis rodovias estratégicas nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e Goiás. Essas concessões, denominadas “inteligentes” ou “light”, possuem contratos mais enxutos, com o objetivo de reduzir os investimentos exigidos e permitir tarifas mais acessíveis aos usuários.
Investimentos em ferrovias e portos
No setor ferroviário, o governo pretende conceder 2,4 mil quilômetros de ferrovias, incluindo a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que ligará Lucas do Rio Verde (MT) a Ilhéus (BA). Além disso, há planos para destravar a Ferrogrão, que conectará Sinop (MT) a Miritituba (PA). Na área portuária, estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 12 bilhões em concessões de portos e aeroportos em todo o país.
Desafios econômicos e necessidade de investimentos
Apesar do aumento na agenda de concessões, o investimento total em infraestrutura no Brasil permanece abaixo do ideal. Especialistas apontam que o país precisaria investir cerca de 4% do PIB anualmente, durante os próximos 20 anos, para superar o déficit logístico. Atualmente, os investimentos públicos e privados somam aproximadamente 1% do PIB, indicando a necessidade de ampliar os aportes no setor.
Governo avesso às privatizações
Embora o governo federal tenha se mostrado avesso a privatizações, optando por manter empresas estratégicas sob controle estatal, a ampliação das concessões demonstra um pragmatismo na busca por investimentos privados para modernizar a infraestrutura nacional. Essa abordagem visa equilibrar a necessidade de desenvolvimento com a manutenção de setores considerados essenciais sob gestão pública.