
Economia
Cerca de 10 milhões de dívidas na Serasa poderão ser negociadas nas mais de 6 mil agências dos Correios, com até 99% de desconto. Essa possibilidade de negociação, no entanto, será aberta por apenas um dia, nesta terça-feira (9). A negociação, que reúne mais de 1,6 mil empresas, está sendo oferecida por meio da plataforma Serasa Limpa Nome.
“Ao todo, mais de 2,3 milhões de brasileiros podem ter uma ou mais dívidas com o desconto máximo. Essa é uma ação inédita que reúne várias empresas e o maior volume de ofertas com 99% de desconto da história da plataforma Serasa Limpa Nome”, informou os Correios.
Política
A votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 será retomada pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional nesta terça-feira (9). A análise foi iniciada na semana passada, mas o relator da matéria, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), pediu mais tempo para concluir o relatório final, por causa do grande número de emendas apresentadas pelos parlamentares. Segundo ele, foram registradas 2.465 emendas ao projeto da LDO.
Após aprovada na Comissão, a proposta ainda deve passar por votação em sessão conjunta do Congresso Nacional, que ainda não está marcada.
A LDO estabelece as diretrizes para a elaboração do Orçamento e fixa limites para os orçamentos do Legislativo, Judiciário e Ministério Público, além de dispor sobre gastos com pessoal e política fiscal.
Internacional
Os líderes dos países do Brics discutiram, nesta segunda-feira (8), como ampliar os mecanismos de comércio entre as nações do bloco de países emergentes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva organizou uma cúpula virtual com o objetivo de coordenar estratégias centradas no multilateralismo, em meio à nova política dos Estados Unidos de elevar as tarifas de parceiros comerciais. Para Lula, o grupo de potência do Sul Global tem “a legitimidade necessária para liderar a refundação do sistema multilateral de comércio em bases modernas, flexíveis e voltadas às nossas necessidades de desenvolvimento”.
Em seu discurso, ele citou o papel do Novo Banco de Desenvolvimento (banco do Brics) na diversificação das bases econômicas e as complementariedades entre os países.
Santa Catarina
As exportações de Santa Catarina cresceram 1,5% em agosto na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O percentual representa o aumento de US$ 956,7 milhões faturados em agosto de 2024 para US$ 971,4 milhões faturados em agosto de 2025. O crescimento, em meio à nova tarifa dos EUA, destaca a resiliência da economia catarinense, que é diversificada e fabrica produtos para mais de 200 destinos pelo mundo.
Esportes
Nesta terça-feira (9) o Brasil visita a Bolívia na cidade de El Alto em seu último compromisso pela atual edição das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. E o desafio de atuar sob os efeitos dos 4.150 metros de altitude é assunto entre os jogadores da seleção brasileira.
Segundo o zagueiro Gabriel Magalhães, do Arsenal (Inglaterra), que foi titular na vitória de 3 a 0 sobre a Bolívia na última quinta-feira (4), o Brasil deve entrar em campo para medir forças com a Bolívia sem temer os efeitos da altitude: “Não temos que pensar em altitude e, sim, que vestimos a camisa da seleção brasileira, para fazer um grande jogo e sairmos vitoriosos. Sabemos das dificuldades, mas temos também que saber o que precisamos fazer dentro de campo e estamos preparados para isso”.
Tempo
Na terça-feira (09), o tempo segue instável desde a madrugada em Santa Catarina devido à atuação de uma frente fria, que mantém o tempo fechado e provoca chuva em todas as regiões. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica, até o início da tarde. A partir de meados da tarde, as instabilidades se afastam e dão espaço para a entrada de uma massa de ar seca, que inibe as condições para chuva, além de derrubar as temperaturas em todas as regiões. Os ventos mudam de norte/nordeste para oeste/sudoeste com a passagem da frente fria, soprando com intensidade moderada e rajadas que podem superar os 50km/h.
Chapecó
A Prefeitura de Chapecó realizará um leilão de imóveis nesta terça-feira (9), a partir das 9h. Os interessados podem encaminhar propostas até às 8h55, no portal de compras públicas, pelo seguinte link: https://portaldecompraspublicas.com.br/processos/sc/prefeitura-municipal-de-chapeco-3887/le-344-2025-2025-412987
Estão disponíveis dez itens, entre eles um lote urbano de 800 metros quadrados no loteamento Água Santa; outro com 3.955 metros quadrados e outro com 13.320 metros quadrados no Loteamento Jardim Paraíso. São vários terrenos espalhados pela cidade e que não estão sendo utilizados. A intenção é usar os recursos para outras obras e serviços que possam beneficiar a população de maneira mais efetiva.
Confira mais notícias no nosso portal ClicRDC.