sexta-feira, julho 4, 2025
InícioFique bem-informadoCafé com notícias de sexta-feira, 04 de julho de 2025

Café com notícias de sexta-feira, 04 de julho de 2025

Bem rápido, saiba primeiro o que está acontecendo!


Economia

O Brasil registrou entrada recorde de turistas estrangeiros no primeiro semestre, divulgou nesta quinta-feira (3) o Ministério do Turismo. De janeiro a junho, o país recebeu 5.332.111 visitantes, alta de 48,2% em relação ao mesmo período de 2024.

Segundo a Polícia Federal, os turistas da Argentina lideram a lista no primeiro semestre, com 2.323.891 visitantes, seguidos por Chile (442.993) e Estados Unidos (410.189).

- Continua após o anúncio -

Política

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (2) por 334 votos favoráveis e 65 contrários o projeto de Lei (PL) 1112/23 que aumenta, de 50% para 80% o mínimo de cumprimento de pena no regime fechado para progressão ao semiaberto de condenados por crime de homicídio contra agentes de segurança pública – como policiais, membros do Poder Judiciário, Ministério Público, da Defensoria Pública ou da Advocacia Pública, no exercício da função ou em decorrência dela. O texto segue para análise do Senado.

Para o autor do projeto, deputado Alfredo Gaspar (União-AL) a iniciativa visa “dificultar a progressão de regime quando os criminosos forem condenados por homicídio contra autoridades públicas, tendo em vista a especial gravidade dos delitos”.

Internacional

Especialistas chineses defendem que o país deve se unir aos demais membros que compõem o Brics para que, juntos, possam avançar tanto no desenvolvimento de inteligência artificial (IA) quanto em produção de energia sustentável. Dentre os países do bloco, a China é um dos que mais tem avançado nesses setores.

No início deste ano, a China chamou atenção do mundo quando anunciou a IA DeepSeek, que superou em acessos o ChatGPT, da empresa estadunidense Open IA. Depois, o país apresentou outros modelos de sucesso de IA, estabelecendo como meta, até 2030, se tornar líder global dessa tecnologia.

Santa Catarina

O governador Jorginho Mello lançou, nesta quinta-feira, 3 de julho, o programa Estrada Boa Rural. O ato, em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense, contou com a presença de 202 prefeitos de todas as regiões do estado. A iniciativa histórica visa pavimentar 2.500 quilômetros de vias rurais em todos os 295 municípios do estado. Com um investimento total de R$ 2,5 bilhões, esta nova fase do bem-sucedido plano de infraestrutura “Estrada Boa” do estado é dedicada a melhorar a qualidade de vida e impulsionar a espinha dorsal econômica dos setores agrícola e agroindustrial de Santa Catarina.

Esportes

A seleção brasileira feminina de basquete fechou a primeira fase da AmeriCupW (Copa América feminina da modalidade) com 100% de aproveitamento após derrotar El Salvador por 106 a 49 nesta quarta-feira (2) em Santiago (Chile).

A equipe do Brasil volta a entrar em ação na próxima sexta-feira (4), em horário e rival a definir, já pelas quartas de final da competição. A seleção que faturar o título da AmeriCupW garante presença na Copa do Mundo de 2026, na Alemanha. Já as equipes que terminarem do segundo ao sexto lugar seguirão para a disputa do Pré-Mundial.

Tempo

Na sexta-feira (04) o tempo continua firme em Santa Catarina e com predomínio de sol na maioria das áreas. Entre o Meio-Oeste e os Planaltos as temperaturas mínimas ficam entre 0 e 4°C, com valores ainda menores nos pontos mais altos da Serra. Segue a condição para formação de geada nestas áreas. No restante do estado as mínimas ficam entre 7 e 13°C. Com a presença do sol, à tarde as máximas ficam na casa dos 16 aos 18°C no Grande Oeste e no litoral, chegando aos 20°C no Litoral Sul. Nos planaltos os termômetros sobem menos, permanecendo entre 12 e 15°C. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências relacionadas ao frio no amanhecer.

Chapecó

A Prefeitura de Chapecó promoveu, nesta quinta-feira, uma capacitação voltada a médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, da Secretaria de Saúde, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes. O total de participantes foi de 180 profissionais de saúde. A ação teve como foco a atualização sobre os protocolos de identificação, diagnóstico, manejo clínico, tratamento e notificação de casos de malária, além das condutas de atendimento antirrábico no município.

Confira mais notícias no nosso portal ClicRDC.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp