
Economia
Associações representativas de bares, restaurantes, de fabricantes e importadores de bebidas destiladas estão treinando gratuitamente donos e funcionários dos estabelecimentos oferecendo orientações sobre como identificar bebidas falsificadas ou adulteradas.
Ministrados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) e Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), os cursos detalham como identificar sinais de falsificação em garrafas, tampas, rótulos e líquidos.
Política
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os descontos ilegais de beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) aprovou nesta quinta-feira (2) um requerimento para pedir a prisão preventiva do presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes. Lopes depôs no colegiado na terça-feira (30) e chegou a ser preso pela CPMI por falso testemunho, mas foi liberado depois.
De autoria do relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), o requerimento pede a prisão preventiva ou a adoção de outras medidas cautelares contra Lopes. A solicitação será encaminhada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.
Internacional
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota, nesta quinta-feira (2), cobrando a libertação imediata dos brasileiros detidos após interceptação da flotilha a caminho de Gaza por militares israelenses.
“O Brasil exorta o governo israelense a liberar imediatamente os cidadãos brasileiros e demais defensores de direitos humanos detidos”, diz o comunicado.
O governo exige ainda a permissão de visitas de integrantes da Embaixada do Brasil em Tel Aviv aos ativistas brasileiros detidos ilegalmente.
Santa Catarina
O Setor de Ultrassonografia e Medicina Fetal da Maternidade Carmela Dutra (MCD), em Florianópolis, ganhou um espaço totalmente reformado. O serviço, que realiza cerca de 14 mil atendimentos por ano, está pronto para oferecer mais conforto às pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais.
O espaço recebeu recuperação de paredes, aberturas, forros, tetos, portas e pisos, substituição da rede elétrica e da rede lógica (cabos de tecnologia da informação), além da readequação das salas, que agora contam com banheiros exclusivos e climatização. O investimento do Estado foi de cerca de R$ 120 mil.
Esportes
O esperado confronto entre o Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro, e Cruzeiro, que buscava uma vitória que lhe permitisse permanecer na vice-liderança da classificação, terminou com um empate sem gols, na noite desta quinta-feira (2), no estádio do Maracanã. Desta forma, o Rubro-Negro da Gávea permaneceu na ponta da classificação, alcançando os 55 pontos, mas agora com uma vantagem de três pontos sobre o Palmeiras, que assumiu a vice-liderança da classificação após derrotar o Vasco por 3 a 0 na última quarta-feira (1). Já a Raposa caiu para a terceira posição, com 52 pontos.
Tempo
Na sexta-feira (03), a instabilidade ganha reforço com a formação de um sistema de baixa pressão em médios e altos níveis da atmosfera (vórtice ciclônico de altos níveis) que já favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais do Extremo Oeste ao Litoral Sul, desde o amanhecer. Nas demais regiões do estado, o dia começa com chuva associada à circulação marítima e termina com condições para pancadas de chuva e temporais isolados. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Com a maior presença de nuvens as temperaturas não sobem muito e durante a tarde, variam entre 18°C e 23°C na maior parte do estado, ficando mais altas no Extremo Oeste, onde variam entre 24 e 26°C.
Chapecó
A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde de Chapecó, está tomando medidas preventivas para garantir a saúde dos expositores e visitantes da Efapi do Brasil, que será realizada de 10 a 19 de outubro, no Parque de Exposições Dr Valmor Ernesto Lunardi. Está sendo realizada a aplicação com a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI).
O procedimento, considerado uma inovação no enfrentamento ao Aedes aegypti mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya é recomendado pelo Ministério da Saúde e tem ação residual de até 120 dias, garantindo proteção contínua mesmo semanas após a aplicação.
Segundo o secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz Neto, a inclusão da estrutura da feira EFAPI no plano de ação contra a dengue é um marco importante.
Confira mais notícias no nosso portal ClicRDC.