
Economia
A distribuição de quase R$ 13 bilhões do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2024, aprovada na quinta-feira (24) pelo Conselho Curador do fundo, será dividida proporcionalmente entre os cotistas. Quanto maior o saldo da conta vinculada ao FGTS, mais o trabalhador terá a receber.
O dinheiro será depositado até 31 de agosto. O valor de referência corresponde ao saldo de cada conta em 31 de dezembro de 2024. Quem tiver mais de uma conta receberá o crédito em todas elas, respeitando a proporcionalidade do saldo.
Política
Com o fim do prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso regulamente a licença paternidade, o parlamento deve se debruçar sobre o tema na volta do recesso parlamentar, em 4 de agosto. Em dezembro de 2023, o STF deu 18 meses para o Congresso regulamentar esse direito. O prazo venceu em julho.
Internacional
As autocracias passaram a ser maioria no mundo, segundo o Relatório da Democracia 2025, do Instituto V-Dem, ligado à Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Os dados do estudo mostram que o mundo tinha, ao final de 2024, 88 democracias e 91 autocracias, uma inversão em relação ao ano anterior. Anualmente, o instituto publica dados sobre a situação da democracia no mundo.
Santa Catarina
Santa Catarina é o quarto estado brasileiro em produção de bananas e o primeiro em exportações da fruta. A produção está concentrada principalmente nas regiões Norte e do Vale do Itajaí, com destaque para municípios como Corupá, Luiz Alves, Massaranduba e Jaraguá do Sul.
Uma das razões para este excelente desempenho é a sanidade vegetal, com ações de prevenção e controle de diversas pragas que prejudicam a bananicultura, como o Moko da Bananeira, o Mal-do-Panamá, a Traça da Bananeira e a Sigatoka Negra. Este trabalho é desenvolvido pela Cidasc, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, órgão oficial de defesa agropecuária do estado.
Esportes
Por um set, o Brasil sonhou. No entanto, a Itália – atual campeã olímpica – chegou ao segundo título consecutivo da Liga das Nações de vôlei feminino ao vencer os três seguintes e fechar a final em 3 a 1 (22-25, 25-18, 25-22, 25-22), neste domingo (27), em Lódz, na Polônia.
As italianas mostraram a força que as levou a acumular agora 29 partidas seguidas de invencibilidade. Já o Brasil fica com o vice-campeonato pela quarta vez na história, depois de 2019, 2021 e 2022. O país nunca conquistou o título da competição entre as mulheres.
Tempo
Na segunda(28), o tempo segue instável, com nuvens e chuva fraca e isolada, especialmente do Grande Oeste aos Planaltos. O ciclone extratropical se forma durante a madrugada e se afasta para alto mar ao longo das horas, intensificando os ventos de sul/sudoeste, com rajadas de até 70 km/h na metade leste de SC, podendo superar os 80 km/h no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. O risco é moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Ao longo do dia, uma massa de ar frio e seco provoca queda brusca nas temperaturas, com mínimas sendo registradas à noite. O risco é moderado para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Chapecó
Em agosto Chapecó comemora 108 anos de emancipação e um dos primeiros eventos do mês é a Meia Maratona, que será realizada no dia 3, domingo, com largada na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Centro Empresarial, a partir das 7h.
Além da Meia Maratona, de 21km, que vai até o trevo da BR-282 e retorna, também etão previstas provas de 15km, 10km, 5m e uma caminhada de 3km. O lado direito do acesso Plinio Arlindo de Nes (BR 480), no sentido Centro/Trevo, será fechado para a prova.
Confira mais notícias no nosso portal ClicRDC.