
Economia
As pessoas que trabalhavam por meio de aplicativo em 2024 tiveram rendimento médio mensal de R$ 2.996. O valor é 4,2% superior à renda de trabalhadores que não atuavam por meio de plataformas (R$ 2.875). Essa diferença, no entanto, já foi maior. Em 2022, o rendimento dos trabalhadores por plataformas superava o dos demais ocupados em 9,4%.
A constatação faz parte de um módulo sobre trabalhadores por aplicativos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Política
Sem citar o presidente Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa da Venezuela, e também de Cuba, em meio ao aumento da pressão dos Estados Unidos (EUA) contra o governo de Nicolas Maduro.
“Todo mundo diz que a gente vai transformar o Brasil na Venezuela. O Brasil nunca vai ser a Venezuela, e a Venezuela nunca vai ser o Brasil, cada um será ele [próprio]. O que defendemos é que o povo venezuelano é dono do seu destino, e não é nenhum presidente de outro país que tem que dar palpite de como vai ser a Venezuela ou vai ser Cuba”, disse Lula em evento do PCdoB, em Brasília.
O Brasil, em conjunto com a maioria dos países da América Latina, já havia manifestado preocupação com a movimentação militar de Washington nas águas do Caribe.
Internacional
A coroa da imperatriz Eugênia de Montijo, esposa de Napoleão III, que havia sido roubada do Museu do Louvre, em Paris, foi localizada e recuperada pelas autoridades francesas. A peça fazia parte de um conjunto de oito joias consideradas de valor histórico e patrimonial inestimável, levadas durante um roubo audacioso. A investigação mobilizou equipes especializadas e despertou grande comoção entre historiadores e entusiastas da arte. A coroa, símbolo do Segundo Império Francês, é uma das mais emblemáticas relíquias da monarquia europeia do século XIX. A operação de recuperação foi celebrada como um sucesso pelas autoridades culturais da França.
Santa Catarina
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC) já concluiu a instalação de 60 das 130 estações previstas no Projeto de Ampliação da Rede Hidrometeorológica Estadual, alcançando quase 50% de execução do plano. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacidade de prevenção e resposta do Estado diante de eventos climáticos extremos, ampliando a rede de monitoramento que auxilia na emissão de alertas e na tomada de decisões em situações de risco. As demais estações deverão ser instaladas até o fim deste ano.
Esportes
A Chapecoense entrou em campo na noite deste domingo (19), em Goiânia, para enfrentar o Goiás em duelo válido pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No Estádio Hailé Pinheiro, na Serrinha, o time catarinense imprimiu pressão desde os minutos iniciais da partida – abrindo o placar logo aos três minutos, com Walter Clar convertendo pênalti. Na etapa complementar, Marcinho ampliou a vantagem com um golaço, Anselmo Ramon chegou a descontar para o time da casa, mas Italo entrou em campo para marcar o terceiro e determinar em 1 a 3 o placar final, devolvendo a Chapecoense para o G4.
Tempo
Na segunda-feira (20), a circulação marítima ganha força, mantendo o dia com maior variação de nebulosidade e chuva fraca entre os Planaltos e o Litoral. Nas demais regiões do estado, o tempo permanece firme, ensolarado e com grande amplitude térmica – o dia amanhece com mínimas variando entre 5 e 9°C e máximas ultrapassando os 20°C à tarde. Na serra catarinense, as temperaturas ficam amenas durante todo o dia, com mínimas variando entre 1 e 4°C e máximas não passando dos 15°C. No Litoral, o dia amanhece com temperaturas entre 11 e 14°C e ficam próximas dos 20°C à tarde.
Chapecó
Incentivar crianças e adolescentes a se envolverem com a produção leiteira e as atividades do campo é o principal objetivo do Clube da Bezerra, que pela primeira vez integrou a programação da Efapi do Brasil. A ação une tradição, aprendizado e emoção, promovendo a aproximação das novas gerações com o agronegócio.
O pequeno Rafael Fachini, de apenas três anos, de Arvoredo, foi um dos participantes que encantaram o público. Com o auxílio do pai, ele conduziu uma bezerra durante o desfile.
Confira mais notícias no nosso portal ClicRDC.