segunda-feira, julho 7, 2025
InícioFique bem-informadoCafé com notícias de segunda-feira, 07 de julho de 2025

Café com notícias de segunda-feira, 07 de julho de 2025

Bem rápido, saiba primeiro o que está acontecendo!


Economia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu, neste sábado (5), o que chamou de reglobalização sustentável, “uma nova aposta na globalização, dessa vez baseada no desenvolvimento social, econômico e ambiental da humanidade como um todo”, disse no discurso de abertura da Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Banco Centrais do Brics.

O ministro também manifestou apoio ao estabelecimento de uma Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Cooperação Internacional em Matéria Tributária, ou seja, um acordo tributário global mais justo. “Trata-se de um passo decisivo rumo a um sistema tributário global mais inclusivo, justo, eficaz e representativo – uma condição para que os super-ricos do mundo todo finalmente paguem sua justa contribuição em impostos”, afirmou.

- Continua após o anúncio -

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste domingo (6) o papel do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, instituições que, na visão dele, “sustentam um Plano Marshall às avessas, em que as economias emergentes e em desenvolvimento financiam o mundo mais desenvolvido”. 

A declaração fez parte da intervenção do presidente na segunda sessão plenária da cúpula de líderes, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, dedicada ao fortalecimento do multilateralismo, assuntos econômico-financeiros e inteligência artificial (IA). 

Internacional

O Brics condenou diretamente, pela primeira vez, os ataques contra o Irã, na Declaração Final da 17ª Reunião de Cúpula do grupo, divulgada neste domingo (6), no Rio de Janeiro. Mesmo sem mencionar os responsáveis pelos bombardeios ─ Israel e Estados Unidos ─ o texto representa uma mudança de tom do grupo, que teve a questão iraniana como um dos impasses do encontro de líderes neste ano. 

“Condenamos os ataques militares contra a República Islâmica do Irã desde 13 de junho de 2025, que constituem uma violação do direito internacional e da Carta das Nações Unidas, e expressamos profunda preocupação com a subsequente escalada da situação de segurança no Oriente Médio”, diz o documento.

Santa Catarina

O Governo do Estado de Santa Catarina deu um passo estratégico para ampliar sua presença econômica internacional. Um Memorando de Entendimento entre o Estado e a região do Cazaquistão Oriental foi assinado pela vice-governadora Marilisa Boehm na manhã deste domingo, 6, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da iniciativa é abrir caminho para intercâmbios nos setores agroindustrial, tecnológico, cultural, educação, serviços públicos e comércio.

Esportes

A seleção feminina de basquete está na final da AmeriCup, no Chile. Na noite do último sábado (5), as brasileiras venceram com autoridade a Argentina, por 108 a 68, no Centro de Deportes Colectivos, em Santiago. A decisão será neste domingo (6), às 21h10 (horário de Brasília), no mesmo local, diante dos Estados Unidos.

O confronto reedita a final da última edição do torneio, que reúne seleções das Américas do Sul, Central e Norte. Em 2023, as brasileiras ganharam por 69 a 58 em León, no México, para garantir, pela sexta vez, o título continental. O Brasil é o maior campeão da AmeriCup, que é disputada desde 1989.

Tempo

Na segunda-feira (07) as condições do tempo seguem muito semelhantes aos dias anteriores em SC, com o predomínio de uma massa de ar seco e frio. Durante a madrugada e início da manhã, a condição para formação de neblinas/nevoeiros aumenta pelo estado. Ainda pela manhã, os nevoeiros dissipam e o tempo fica ensolarado. No amanhecer, as temperaturas variam entre 3°C e 8°C na maior parte do Oeste e planaltos, com marcas menores nas áreas de baixada. No restante das áreas, faz entre 7°C e 13°C. Durante a tarde, as temperaturas variam entre 19°C e 23°C no Oeste e de 18°C a 22°C no litoral. Não há risco para ocorrências meteorológicas. 

Chapecó

No dia 9 de julho de 2025, Chapecó celebra os 75 anos de um de seus edifícios mais emblemáticos: o Prédio Amarelo, sede histórica do poder público municipal e atual museu da cidade. Inaugurado em 9 de julho de 1950, durante a gestão do prefeito Vicente Cunha, o edifício teve sua construção iniciada em 1947 e foi projetado para abrigar as principais instâncias do Poder Executivo e Legislativo da cidade.

Cerca de 19 trabalhadores participaram da construção do prédio, que mobilizou insumos e recursos da própria região. A areia utilizada na obra era retirada do Rio Uruguai, a brita vinha da britadeira Breda, instalada no próprio município, e o cimento era transportado por trem até União da Vitória, de onde seguia até Chapecó.

Confira mais notícias no nosso portal ClicRDC.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp