
Economia
Os Estados Unidos iniciaram na terça-feira (15) uma investigação interna contra práticas comerciais do Brasil que consideram supostamente “desleais”. Entre elas, o Pix. As críticas ao sistema de pagamento brasileiro podem ser explicadas pela concorrência com Whatsapp Pay e bandeiras de cartão de crédito norte-americanas, e por ter se tornado uma alternativa ao dólar em algumas transações internacionais.
Política
O Senado aprovou nesta quarta-feira (16) a Medida Provisória (MP) que reajustou o soldo dos militares das Forças Armadas a partir de abril último. O texto vai para promulgação.Com a aprovação da proposta, o soldo, vencimento básico dos militares, conforme posto e graduação, será reajustado em duas parcelas de 4,5%: uma que entrou em vigor em abril deste ano e outra para janeiro de 2026.
Internacional
O governo brasileiro reagiu com um forró à mais recente investida do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Pouco após autoridades tornarem público que o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos, com sede em Washington, abriu uma investigação comercial para apurar, entre outras ações brasileiras, o estímulo ao uso do Pix, o Palácio do Planalto publicou, em perfis nas redes sociais, uma mensagem ironizando a iniciativa estadunidense.
“O Pix é nosso, my friend”, diz o perfil oficial do governo brasileiro na imagem da publicação em defesa do sistema eletrônico de movimentação financeira, criado pelo Banco Central e lançado em 2020, com a justificativa de facilitar a vida dos usuários, alavancar a competitividade e, consequentemente, baixar os custos das transações bancárias para os cidadãos.
Santa Catarina
Iniciativa da vice-governadora Marilisa Boehm em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, o Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres já tem data para iniciar. No próximo dia 1º de agosto começa o trabalho de seis pesquisadoras selecionadas por meio de um edital público da Fapesc para fazer o diagnóstico, que servirá como base para as próximas ações do governo catarinense em favor das mulheres.
Esportes
O atacante Neymar decidiu e o Santos derrotou o Flamengo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (16) no estádio da Vila Belmiro, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Com o revés, o Rubro-Negro da Gávea, que tem 27 pontos conquistados, pode ser ultrapassado tanto pelo Bragantino, que mede forças com o São Paulo nesta quarta, ou pelo Cruzeiro, que enfrenta o Cruzeiro na próxima quinta-feira (17) no estádio do Maracanã.
Tempo
Na quinta-feira (17) a aproximação de uma frente fria traz redução das temperaturas e deixa o tempo instável, principalmente nas áreas próximas à divisa com o RS, como o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com condições para pancadas de chuva e temporais isolados, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas à destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. Nas demais regiões do estado, as instabilidades chegam entre a tarde e noite de forma irregular com risco baixo para ocorrências associadas. O avanço do ar frio de origem polar também favorece diminuição das temperaturas com marcas entre 6°C e 14°C no meio da tarde entre o Oeste e Planalto Sul e entre 3°C e 11°C na maior parte do estado ao final da noite, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao declínio das temperaturas.
Chapecó
A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação, publicou nesta quarta-feira, 16 de julho, o regulamento oficial do Desfile Cívico de 7 de Setembro de 2025. O documento, elaborado em parceria com a Comissão Organizadora, estabelece as orientações, critérios de participação e responsabilidades de todos os segmentos envolvidos no evento. O tema do desfile para 2025 será “Chapecó: Educação que transforma”.
O regulamento está disponível no Site da Prefeitura ou através do link: https://drive.google.com/file/d/1wYArA5fqNhAOuZWmwZFMKF1kOQ8n49VD/view
Confira mais notícias no nosso portal ClicRDC.