OUÇA AO VIVO

InícioEVENTOSFruticultura é tema de simpósio no Oeste de SC

Fruticultura é tema de simpósio no Oeste de SC

Acontece nesta quarta-feira (29) e amanhã (30), de forma online, o 3º Simpósio de Fruticultura da Região Sul (Frusul), que será transmitido do Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó. No panorama atual, o Oeste de Santa Catarina (SC) agrega mais de 3,9 mil fruticultores. Em todo estado são mais de 13 mil produtores de frutas que ocupam 54 mil hectares, onde são produzidos 1,3 milhão de toneladas, contribuindo com a economia catarinense em R$ 1,6 bilhão.

Realizado pela Epagri em parceria com outras instituições, o evento visa o fortalecimento e a difusão da fruticultura na região sul do país, proporcionando experiências nacionais e internacionais.

Rentabilidade nos pomares domésticos

- Continua após o anúncio -

A fruticultura do Oeste catarinense é desenvolvida principalmente em pomares domésticos. Segundo Rafael Roveri Sabião, pesquisador da Epagri e um dos organizadores do evento, a produção de frutas é uma alternativa às atividades agropecuárias tradicionais da região, “sendo uma opção de maior rentabilidade para os produtores em pequenas áreas, diversificando a produção e a renda familiar”.

Cerca de 60% das propriedades da região possuem até 10 diferentes espécies de frutas em pomares domésticos. Os citros estão presentes em praticamente todas as localidades rurais: o cultivo comercial regional de laranja, por exemplo, corresponde a 76% da área de produção estadual. A produção de tangerina representa 15% da área catarinense e a viticultura equivale a 17% da área e 28% do total produzido em todo estado. As frutas mais produzidas em SC são banana, maçã, maracujá, uva, citros, pêssego, nectarina e ameixa.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

123,931FansLike
45,000FollowersFollow
58,878FollowersFollow
6,620SubscribersSubscribe