Marquinhos Santos diz que todos os clubes do Brasileirão foram prejudicados pelo VAR - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Marquinhos Santos diz que todos os clubes do Brasileirão foram prejudicados pelo VAR

O chefe da arbitragem assumiu que os erros tiraram nove pontos da Chape


Foto: Reprodução/Equipe Mais

A cada rodada do Campeonato Brasileiro, o Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) é colocado em contestação. Após a última partida da Chape, o gerente de futebol, Michel Costa, fez um pronunciamento contra o desempenho da arbitragem nas partidas da Chapecoense. Na terça-feira (15), Marquinhos Santos, treinador do Verdão, falou sobre o VAR.

Michel Costa comentou a imprensa que durante uma palestra em Porto Alegre (RS), Leonardo Gaciba – chefe da arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assumiu que houve erro. Estes equívocos tiraram nove pontos da Associação Chapecoense de Futebol no Brasileirão 2019. Ou seja, na 25ª rodada da competição, a Chape estaria com 25 pontos e não 16. Atualmente, o primeiro time fora da zona de rebaixamento tem 26 pontos ganhos.


Foto: Rangel Agnolin/ClicRDC

Para Marquinhos Santos, treinador da Chapecoense, o árbitro de vídeo é injusto com o time de Condá. “A minha opinião é que tem sido injusto. O (Leonardo) Gaciba aceitou o erro em nove pontos da Chapecoense. Em um Campeonato Brasileiro, forte como é, com uma briga na parte de baixo, nove pontos faz uma diferença imensa. Quando o chefe do departamento de arbitragem vem e demonstra que houve o erro, se torna injusto”, afirmou Marquinhos.


Foto: Reprodução/SporTV

No dia 7 de outubro, no programa Seleção Sportv, Leonardo Gaciba afirmou que a tecnologia não possui erro. “Eu fiz questão de ir para dentro do Maracanã e fazer testes. Para ter credibilidade no produto que estou usando, e afirmo, a tecnologia é 100% precisa.”


Para o comandante da Chape, todos os clubes foram prejudicados. “Falta melhorar o mecanismo e os protocolos. Infelizmente para a Chapecoense e para o momento foi muito negativo. Os 20 clubes de série A foram prejudicados. Todos, eu não vejo um clube que não foi prejudicado pelo menos em um momento do Brasileiro.”


Todos reclamam

No último domingo (13), o Flamengo – líder do campeonato, em nota, se posicionou contrário a atuação da arbitragem. Na sexta-feira (11), o presidente do Santos, José Carlos Peres, fez críticas ao VAR. “O VAR veio para ajudar, mas é a mesma coisa de dar uma Porsche para quem não sabe dirigir direito. Vão falar que errada é a Porsche”.

Se os times da ponta reclamam, os clubes da zona de rebaixamento fazem o mesmo. A Chapecoense reclamou com as declarações de Michel Costa. Já o Avaí emitiu uma nota oficial.

Até o momento, a Associação Chapecoense de Futebol não emitiu nenhum posicionamento oficial sobre a arbitragem.

Comentários do Facebook