


Guto Machado faz, nesta quinta-feira (4), sua estreia pelo SQB Futsal na Oliy Liga, primeira divisão do Uzbequistão. O time enfrenta o Surxon, às 15h (horário local), em Tashkent, e terá uma maratona de jogos ainda nesta semana. No sábado (06), encara o Neftchi, às 19h, e fecha a rodada inicial contra o Qizilqum no domingo (7), às 17h.
“Estou muito motivado. É uma experiência nova e quero ajudar o SQB a competirem alto nível. Teremos três jogos em quatro dias, um desafio físico e mental, mas é para isso que me preparei”, afirmou o catarinense. Natural de São Miguel do Oeste, cidade localizada no estado de Santa Catarina e próxima à fronteira com a Argentina, Guto construiu sua carreira no futsal desde cedo. Formado na base do Jonigol, conquistou títulos catarinenses Sub-15, Sub-16, Sub-17 e Sub-18. No profissional, foi artilheiro no Capinzal (2021/22), jogou o Gauchão pelo Sase Selbach e voltou a se destacar no Fraiburgo antes da primeira experiência internacional.
Em 2024, atuou pelo Pinerola Futsal, da Eslováquia, onde chegou às semifinais da liga local, foi eleito melhor jogador da semana em rodadas distintas e concorreu ao prêmio de melhor do mês. Logo depois, vestiu a camisa do Nun’Álvares Futsal, de Portugal, pela segunda divisão, com a meta de conquistar o acesso.
A temporada 2025 marca a chegada ao Uzbequistão e a primeira experiência na Ásia. “Sempre sonhei em jogar fora e cada etapa até me fortaleceu. Quero deixar minha marca aqui, ajudando o SQB e mostrando a qualidade do futsal brasileiro”, ressaltou.
O campeonato, sediado em Tashkent nesta primeira fase, reúne os principais clubes do país, como Lokomotiv, Bunyodkor e Dinamo. O SQB aposta em Guto para liderar o setor defensivo e também contribuir ofensivamente.