

Neste sábado (19), Xanxerê será palco de mais um grande evento esportivo: o Grand Prix Regional de Tiro. A competição acontecerá no Clube de Tiro Egidio Botta e reunirá atiradores de Xanxerê, Campos Novos, Xaxim e Chapecó, fortalecendo a prática do tiro esportivo no Oeste catarinense.
A prova disputada será a tradicional modalidade de Tiro Hélice, também conhecida como FAN. Nesta modalidade de tiro ao voo, o objetivo é atingir um alvo em forma de hélice lançado ao ar, de forma que a parte central — o chamado “testemunho” — se desprenda e caia dentro de uma área previamente delimitada. Embora seja inspirada no antigo tiro ao pombo, o Tiro Hélice utiliza alvos mecânicos, sendo uma alternativa mais ética e amplamente praticada no Brasil.
Xanxerê conta com destaque nesta modalidade: o atleta Everton Francisco Bolsonello, da Associação de Caça, Pesca e Tiro Esportivo de Xanxerê, é o atual vice-campeão mundial da categoria.
O evento também marcará a entrega de 3 mil hélices à equipe xanxerense de tiro, adquiridas com recursos de uma emenda parlamentar do deputado estadual Sergio Motta. O investimento reforça a preparação dos atletas locais, que representarão o município nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).
“O investimento em equipamentos de qualidade é fundamental para manter nossos atletas competitivos em nível estadual e nacional. Em 2024, tivemos o grande orgulho de ver Xanxerê conquistar medalha de ouro com o atleta Juliano Marció, na modalidade de Tiro Trap Americano”, destacou o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Luiz Vicente Paglia Junior.
Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer, o Grand Prix Regional de Tiro consolida Xanxerê como referência também nas modalidades de tiro esportivo e reforça o compromisso da Administração Municipal em apoiar o esporte em todas as suas vertentes.