OUÇA AO VIVO

InícioESPORTEDramático e no sufoco, Brasil vence o Paraguai nos pênaltis e se...

Dramático e no sufoco, Brasil vence o Paraguai nos pênaltis e se classifica para a semifinal

Brasil e Paraguai nas quartas de final é decidido em pênaltis. Foi assim em 2011, 2015 e na edição de 2019. A partida realizada na Arena do Grêmio, na noite desta quinta-feira (27) foi dramática para torcedores paraguaios e brasileiros. Depois de um empate em 0x0 o Brasil conseguiu a classificação nos pênaltis e ainda acabou com a sina de eliminações para o Paraguai nas penalidades máximas. Na semifinal a Seleção Brasileira enfrenta a Argentina ou a Venezuela.

Como esperado, o Brasil começou a partida contra o Paraguai no ataque. Mesmo com uma marcação forte dos paraguaios, a Seleção Brasileira assustou logo aos 3’, quando Everton recebeu na esquerda, tabelou com Daniel Alves e deixou a bola com Firmino, o atacante dominou e chutou, mas a bola saiu fraca, fácil para o goleiro Gatito. Logo em seguida aos 4’, o Brasil chegou novamente. Mais uma vez Firmino recebeu a bola, desta vez ele puxou para o meio e tocou para Everton, que chutou, mas o goleiro paraguaio defendeu.

O Brasil conseguia uma posse de bola superior ao Paraguai, mas com basicamente 10 jogadores atrás da linha bola, os paraguaios conseguiam segurar os ataques brasileiros. Depois de um erro na saída de bola do Paraguai ao 22’, Coutinho interceptou o passe da defesa e enfiou uma linda bola para Firmino, o atacante dominou, mas a bola escapou dele dentro da área, ótima chance perdida pelo Brasil.

- Continua após o anúncio -

Com toda a posse de bola e volume de jogo, a primeira grande da partida foi do Paraguai. Aos 28’, Arzamendia cruzou do lado direito, nas costas da zaga, Delis dominou de peito e chutou livre, o goleiro brasileiro Alisson fez uma excelente defesa e impediu os paraguaios de abrirem o placar.

A última grande chance do primeiro tempo foi do Brasil, ao 39’, Filipe Luís passou a bola para Coutinho, que partiu pela esquerda, entrou na área e chutou, Gatito que fechava o canto direito do gol ficou com a bola. Com um misto de vaia e aplausos a Seleção Brasileira foi para os vestiários com um empate sem gols.

Mais uma vez, o Brasil entrou no segundo tempo em cima da zaga do Paraguai. Aos 7’ quase sai o gol brasileiro. Gatito errou na reposição de bola, Allan ficou ela e acionou Arthur, o volante ganhou espaço e chutou, mas a bola foi por cima do gol.

Aos 9’, o VAR apareceu no jogo. Firmino recebeu próximo a área e foi derrubado por Balbuena. O árbitro Roberto Tobar marcou o pênalti. Logo em seguida o VAR chamou o árbitro para analisar o lance, três minutos depois, ele retirou o pênalti, deu falta fora da área e expulsou o zagueiro paraguaio. Daniel Alves cobrou a falta e Gatito defendeu no canto.

Após a expulsão de Balbuena, o Paraguai se fechou ainda mais. O técnico Berizzo alterou o time e colocou mais dois zagueiros. O Brasil era só ataque e aos 24’, Arthur quase marcou. Depois de boa jogada de Everton, no lado esquerdo, a bola sobrou para o volante do Barcelona que chutou colocado, o goleiro Gatito faz uma boa defesa.

O nome do jogo era Everton. O atacante do Grêmio fez uma excelente jogada aos 28’, pelo lado esquerdo, ele chegou na ponta e cruzou, Coutinho tentou o cabeceio, mas a bola sobrou para Gabriel Jesus que dentro da área chutou para fora.

No lado paraguaio o nome era Gatito Fernández. O goleiro que atua no Brasil, pelo Botafogo (RJ) fechava a meta do Paraguai. Aos 42’, Coutinho cobrou uma falta no lado esquerdo do ataque brasileiro, Alex Sandro desviou e o goleiro fez uma excelente defesa.

O Brasil não saia do campo ofensivo e os paraguaios faziam de tudo para não tomar o gol. Aos 44’, Willian tabelou com Firmino e chutou, a bola foi no canto e bateu na trave.


Foto: Henry Romero / Reuters / Direitos reservados

A Seleção Brasileira começou a atacar com todos os jogadores e um descuido poderia ser a oportunidade do Paraguai. Aos 47’, Arthur errou um passe na área dos paraguaios, no contra-ataque, o zagueiro Escobar apareceu no ataque e finalizou, mas bola pega em Arthur e saiu para o escanteio.

O jogo ficou dramático, de defesa contra ataque. De um lado o Brasil com toda a força ofensiva, do outro o Paraguaio, com todos os 10 jogadores em sua defesa. Aos 50’, Marquinhos arriscou de longe, a bola sobrou para Everton que chutou, mas bola pega na zaga e vai para escanteio. Na sequência do lance, depois de um bate, rebate, Coutinho ficou com a bola dentro da área, ele ajeitou e chutou colocado, mais uma vez a zaga apareceu e desviou para fora. Mesmo com toda a força ofensiva, o Brasil não conseguiu marcar o gol e a decisão foi para os pênaltis.

A primeira cobrança foi paraguaia, com o zagueiro Gustavo Gómez que atua no Palmeiras (SP). Ele bateu no canto esquerdo e Alisson fez a defesa. O primeiro a bater para o Brasil foi o camisa 10, Willian, ele deslocou Gatito e marcou para o Brasil. Almirón foi o segundo a bater no Paraguai, o canhoto bateu e marcou. Marquinhos fez a segunda cobrança brasileira, o zagueiro do PSG bateu no lado esquerdo e fez o segundo gol brasileiro. Valdéz foi o terceiro paraguaio nas cobranças, ele bateu firme no lado direito e empatou a disputa. Coutinho bateu o terceiro pênalti e colocou mais uma vez o Brasil na frente. Na quarta cobrança dos paraguaios Rojas bateu no canto direito alto e marcou. Firmino bateu o quarto pênalti brasileiro, com um chute no lado esquerdo, o atacante mandou para fora. A última cobranças antes das alternadas do Paraguai foi de Derlis González, o meia que joga no Santos (SP) bateu para fora. A última cobrança brasileira foi de Gabriel Jesus, o atacante bateu e marcou. Brasil se classifica nos pênaltis.

O adversário brasileiro sai do confronto entre Argentina e Venezuela. A semifinal está marcada para a terça-feira (2), no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Ficha Técnica

Brasil X Paraguai

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

Data: 27 de junho de 2019, Quinta-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Cláudio Rios (Chile)                                                  

Brasil: Alisson 1; Daniel Alves 13 (Lucas Paquetá 18), Marquinho 4, Thiago Silva 2 e Filipe Luís 6 (Alex Sandro 12); Arthur 8, Allan 15 (Willian 10) e Philippe Coutinho 11; Everton 19, Gabriel Jesus 9 e Roberto Firmino 20. Técnico: Tite

Paraguai: Gatito Fernández 12;, Gustavo Gómez 15, Balbuena 4 e Arzamendia 18 (Valdez 5); Alonso 13, Ortiz 16, Richard Sánchez 6 (Escobar 3), Delis González 10 e Almirón 23; Hernán Pérez 17 (Rojas 8). Técnico: Eduardo Berizzo

Cartão Amarelo: Arzamendia (PAR), Piris (PAR), Alonso (PAR), Filipe Luís (BRA),Roberto Firmino (BRA), Arthur (BRA)

Cartão Vermelho: Balbuena (PAR)

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se